Please assign a menu to the primary menu location under menu

Notícias

Removedor de sujeira é patenteado pela GM

Removedor de sujeira é patenteado pela GMRemovedor de sujeira é patenteado pela GM

A General Motors pode ter boas notícias para os motoristas com os dedos engordurados. A montadora está desenvolvendo uma tela sensível ao toque que se limpa sozinha, de acordo com uma patente registrada pela GM na semana passada no Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO). Vamos dar uma olhada nesse removedor de sujeira.

GM patenteia removedor de sujeira

Veja mais: Chevrolet Onix: vai produzir o SUV no Brasil a partir de 2026

Como funciona o removedor de sujeira:

A patente da tela autolimpante foi descoberta pelo site autoevolution.com. O sistema descrito na patente usa um revestimento fotocatalítico e luz violeta para remover resíduos de óleo, impressões digitais e outros detritos. Como qualquer pessoa com uma tela sensível ao toque em seu carro sabe muito bem, esse tipo de mancha pode se acumular rapidamente, resultando em uma superfície cheia de manchas.

Uma leitura mais detalhada da patente explica que as telas sensíveis ao toque com telas de LED emitem luz visível vermelha, verde e azul. A luz violeta na unidade de autolimpeza proposta constitui um quarto LED invisível. Ele reage ao fotocatalisador no revestimento transparente da tela sensível ao toque junto com a umidade do ar para limpar a superfície do vidro. A patente da GM afirma que esse processo pode ser ativado manualmente ou ativado automaticamente com base na quantidade de exposição à luz solar ou em várias outras circunstâncias.

Vidro “mágico”

Com as telas sensíveis ao toque nos modelos mais recentes da GM ficando cada vez maiores, faz sentido criar uma maneira fácil de manter seu vidro expansivo limpo. Atualmente, o trabalho requer um pano limpo e um pouco de produto de limpeza. No futuro, pode ser tão fácil quanto apertar um botão.

Achamos que esse recurso também pode ser usado para surpreender os passageiros, pois nem o revestimento fotocatalítico nem a luz violeta usada para limpar a tela são visíveis aos nossos olhos humanos.

Claro, ainda resta saber se a GM levará sua proposta de tela autolimpante da patente para a produção. Até então, guardar alguns guardanapos no porta-luvas é a maneira mais simples de manter as impressões digitais gordurosas longe.