Please assign a menu to the primary menu location under menu

Notícias

Qual é a diferença de custo entre um carro elétrico e a gasolina?

Existe atualmente um debate generalizado sobre os carros elétricos: eles valem a pena ou não? Qual é a diferença de custo entre um carro elétrico e a gasolina? Vem conferir tudo conosco!

Qual é a diferença de custo entre um carro elétrico e a gasolina?

Em muitos casos a resposta é positiva, mas existem duas grandes barreiras em nosso país que tornam este tipo de tecnologia inacessível para todos. Por um lado, o alto preço inicial desses modelos. Por outro, há uma infra-estrutura de recarga insuficiente.

Fazemos isso com o Peugeot 208 e sua versão elétrica e-208, pois é um dos poucos carros que atualmente oferecem uma escolha entre todos os principais combustíveis. Na verdade, ela se destaca em um segmento B que está abandonando completamente o diesel devido a sua vocação urbana.

Carro elétrico e a gasolina?

O custo de um carro elétrico é bastante relativo, pois depende de onde e como o compramos. Idealmente, deveria ser feito em casa e com uma tarifa favorável. Neste caso, é possível pagar preços de até 0,15 reais/kWh em horas de vazio sanitário, embora o preço máximo com uma tarifa sem discriminação horária não costuma exceder 1,50 reais/kWh. Isto faz com que o custo de recarga fique entre 7.0 e 77 reais com um custo por 100 quilômetros entre 0,25 e 18 reais. 

A cobrança pública é consideravelmente mais cara, razão pela qual muitos usuários só a consideram para emergências ou viagens longas. Como há muitos distribuidores, a gama de preços é ampla e varia entre 1 e 3,95 reais/kWh, o que nos deixaria com um preço para recarregar a bateria de 50 kWh do Peugeot e-208 entre 50 e 200 reais. A vantagem é a redução dos tempos de cobrança, mas há também a desvantagem do aumento dos custos. 

Por outro lado, existem os modelos tradicionais de gasolina. No caso do modelo de gasolina, que também tivemos a oportunidade de testar, podemos ver que ele é particularmente prejudicado pelo aumento dos preços dos combustíveis. Na época da comparação, a gasolina era de cerca de 7 reais/litro, portanto o custo por 100 quilômetros seria de 55 reais. 

É claro que o carro elétrico tem vantagens significativas em termos de custos de uso, no entanto, certas coisas precisam mudar para que ele se torne popular. Esperemos que a infra-estrutura de carregamento evolua e que o preço dos carros elétricos caia à medida que a oferta aumente nos próximos anos.

Guia auto, a sua maior fonte de notícias sobre carros elétricos da internet.

Joaldo
o autorJoaldo
Redator profissional especializado em automobilismo.