Please assign a menu to the primary menu location under menu

NotíciasPeugeot

Peugeot 408: o carro que “se recusa” a ser um SUV

Peugeot 408

O renascido Peugeot 408 pode nunca ser tão bem lembrado, mas é de saudar que eles tenham tomado uma posição sobre a tendência generalizada de nomear um SUV como o sucessor de qualquer carro. De certa forma, é algo que o Cupra Formentor e o Renault Arkana, ambos carros mais vendidos, já fizeram antes; ou o menos conhecido Citroën C5 X.

Nem todos os fabricantes seguem o caminho principal. A inovação tem suas vantagens. A Nissan está bem ciente disso com seu Qashqai 2007, que está na origem do fenômeno SUV. Em outros momentos, a sorte não sorri neles, como foi o caso do bem lembrado Fiat Multiplà MPV. E temos que ver como é a versão coupé do recente Renault Austral e se Gilles Vidal levou algumas ideias com ele quando se mudou do departamento de design da Peugeot para o do fabricante de automóveis.

Veja Também: Tesla Modelo 3 reestilizado… e vem com uma surpresa

Um pouco elevado

Antes de tudo, o Peugeot 408 não pode ser equiparado a nenhum dos dois quando se considera tanto o estilo quanto as proporções. Também não existia nada semelhante anteriormente dentro da montadora francesa, cujos gerentes a colocaram entre o compacto 308 e o SUV 3008, com o qual compartilha a plataforma EMP2, embora uma plataforma evoluída.

Peugeot 408

Em termos de tamanho, está muito mais próximo de um 508. Ou, para ser mais preciso, seria como um 508 com um corpo elevado. Ela mede 4,69 metros (seis centímetros a menos que os 508), a mesma largura, praticamente a mesma distância entre eixos e é claramente mais alta: 1,48 metros em comparação com 1,40 metros. Em troca disso, e rodas muito generosas com jantes de até 20 polegadas. Há uma boa distância do solo, quase 19 cm se formos para fora da estrada.

Uma extremidade traseira distinta

Contudo, é fácil para os olhos, seja qual for a maneira como você olha para ele. A dianteira, além de ser um carro bastante largo (1,85 metros), é perfurante e de marca, com a grelha pintada na cor da carroceria. As luzes diurnas em forma de garra e o grande crachá de leão que esconde atrás dele os vários sensores para os sistemas ADAS. Mas há outras características que o definem melhor.

Guia auto, a sua maior fonte de notícias sobre carros da internet.

Joaldo
o autorJoaldo
Redator profissional especializado em automobilismo.