BMW iX5 Hidrogênio entra em produção: o primeiro SUV hidrogênio

O Grupo BMW iniciou a produção do hidrogênio BMW iX5, um modelo que reafirma o compromisso da marca com a mobilidade sem emissões. A produção desta pequena série de veículos a hidrogênio está sendo realizada na planta piloto de seu Centro de Pesquisa e Inovação em Munique (FIZ), e não em Spartanburg, onde o X5 é feito.

O primeiro veículo de atividade esportiva (SAV) com tecnologia de célula combustível de hidrogênio já completou um programa de testes intensivos sob condições exigentes durante a fase de desenvolvimento. Agora vem como um demo de tecnologia para a mobilidade sem carbono localmente em regiões selecionadas a partir de 2023.

Veja Também: Peugeot 408: o carro que “se recusa” a ser um SUV

BMW iX5 Hidrogênio entra em produção

Segundo a BMW, para que o hidrogênio se torne “global”, a energia deve primeiro ser produzida em quantidades suficientes a um preço competitivo, utilizando energia verde. Então, o hidrogênio vai para, principalmente, as aplicações que não pode ficar elétrica diretamente, tais como o transporte pesado de longa distância.

BMW iX5

A infra-estrutura necessária, como uma extensa rede européia de postos de reabastecimento de hidrogênio, também está faltando atualmente. No entanto, o Grupo BMW continua a avançar com seu trabalho de desenvolvimento no campo da tecnologia de células a combustível de hidrogênio.

No coração da BMW iX5 Hidrogênio

Antes de tudo, o sistema de célula de combustível para o trem de força da BMW iX5 Hidrogênio gera até 125 kW (170 CV) de energia elétrica a partir da reação química entre o hidrogênio e o oxigênio ambiente. Isto significa que o veículo não emite nada além de vapor de água.

O conversor elétrico, logo abaixo da célula de combustível. Corresponde ao nível de tensão elétrica e da bateria, que é feita pela energia de frenagem e pela energia da célula de combustível. O veículo também acomoda um par de tanques capazes de armazenar hidrogênio a 700 bar, que podem conter seis quilos de hidrogênio.

Isto é suficiente para garantir uma faixa semelhante à da gasolina BMW X5, independentemente das condições climáticas. O reabastecimento leva apenas de três a quatro minutos. O conjunto de unidades eDrive de quinta geração que fizeram sua estréia na BMW iX3 também estão totalmente integrados no Hidrogênio BMW iX5.

Guia auto, a sua maior fonte de notícias sobre carros da internet.