Please assign a menu to the primary menu location under menu

Notícias

Ford Fiesta será aposentado após 47 anos

Ford Fiesta será aposentado após 47 anosFord Fiesta será aposentado após 47 anos

A produção do Ford Fiesta terminará oficialmente em 7 de julho, marcando o fim de um dos superminis mais populares do mundo após 47 anos no mercado. Lembrando que o modelo saiu de linha no Brasil em 2019.

Com as preferências do consumidor continuando a se mover para SUVs, bem como a crescente popularidade dos EVs, a escrita está na parede para o Fiesta há algum tempo. De fato, sabemos sobre sua morte iminente há mais de oito meses depois que a Ford confirmou que precisava liberar espaço em sua fábrica em Colônia, na Alemanha, para construir o Explorer EV.

Ford Fiesta será substituído por uma nova plataforma

Ford Fiesta será aposentado após 47 anos

Veja mais: Fiat Titano: mais fotos da nova picape anti-Hilux

A Autocar revelou que a Ford manterá os dois exemplares finais do Fiesta, com um deles residindo na frota de patrimônio internacional da empresa, enquanto o outro se juntará à frota de patrimônio do Reino Unido.

“Decidimos construir nosso primeiro veículo elétrico de alto volume aqui em Colônia”, disse o gerente geral da Ford Model e Europe, Martin Sander, no ano passado. “Chega um momento em que precisamos de espaço para construção, porque estamos transformando a fábrica do Fiesta em uma usina totalmente elétrica a bateria. É por isso que tomamos a decisão de interromper a produção do Fiesta”.

O Ford Fiesta é um dos modelos mais antigos da empresa e, desde o seu lançamento em 1976, mais de 18 milhões de unidades foram vendidas em todo o mundo. Ele será substituído indiretamente por uma versão elétrica do Puma SUV, embora resta saber se esse veículo será capaz de capturar a mesma essência adorável do Fiesta.

Outro modelo também dará adeus ao mercado

O Reino Unido gosta particularmente do Fiesta, com quase 5 milhões de exemplares vendidos desde o seu lançamento. De fato, foi o carro novo mais vendido do país todos os anos entre 2009 e 2020.

Infelizmente, o Fiesta não é o único hatchback icônico da Ford sendo eliminado na era da eletricidade. A montadora também confirmou que a produção do Focus será encerrada em 2025.