Please assign a menu to the primary menu location under menu

Notícias

Baterias da VW promete economizar centenas de milhões

Bateria da VW promete economizar centenas de milhõesBateria da VW promete economizar centenas de milhões

Graças a um novo procedimento de revestimento a seco, os solventes químicos não são mais necessários e a parte mais intensiva de energia da fabricação de células é eliminada. Com isso, a PowerCo SE da Volkswagen desenvolveu uma nova maneira de criar baterias da VW e pode economizar centenas de milhões de euros todos os anos para a montadora.

Embora o processo seja um pouco difícil de explicar, a empresa desenvolveu um novo procedimento de “revestimento a seco” que permite a fabricação de eletrodos de forma mais econômica. Como a Volkswagen explicou: “Na produção industrial moderna de eletrodos, os materiais da bateria são misturados com aditivos e solventes líquidos em uma pasta. Depois, eles são revestidos em folhas de cobre ou alumínio, depois secos e calandrados.” Este é um processo caro e que consome muita energia, mas o revestimento a seco elimina duas das etapas.

Baterias da VW economiza centenas de milhões para a empresa

Baterias da VW promete economizar centenas de milhões

Veja mais: Santa Fe 2024

Em particular, o procedimento de revestimento a seco permite “calandrar os materiais básicos em pó diretamente na folha, semelhante a um procedimento de impressão”. A Volkswagen disse que o revestimento em pó pode ser aplicado de maneira “extremamente fina e uniforme” e pode ser tão fino quanto um fio de cabelo. A montadora diz que isso “garante excelente densidade de energia espacial e um longo ciclo de vida, ao mesmo tempo em que melhora a capacidade de carregamento rápido da bateria”.

Tudo isso é bom, mas a economia de custos é enorme, pois os solventes químicos não são mais necessários e a parte da fabricação de células que consome mais energia é eliminada. Falando nisso, o novo método pode resultar em uma economia de energia de aproximadamente 30%. A produção também pode ocorrer em fábricas que requerem 15% menos espaço físico e isso amplifica a economia.

Como isso é possível?

Como observou a Volkswagen, “por bloco de construção de uma Gigafactory regular com capacidade de produção de 20 GWh, quatro linhas paralelas de revestimento e secagem podem ser economizadas, igualando uma área de 7.000 metros quadrados (75.347 pés quadrados). Como resultado, o comprimento externo da planta pode ser reduzido em cerca de 100 metros (328 pés).” A montadora acrescentou: “Não ter que operar os fornos de secagem com uso intensivo de energia e os sistemas de sucção economizará energia equivalente ao consumo anual de 40.000 residências particulares”.

O CEO da PowerCo SE, Frank Blome, não se conteve ao afirmar: “O que a célula de estado sólido é para o produto, o revestimento seco é para a produção – uma verdadeira virada de jogo. Se escalado com sucesso, nos dará uma posição única no mercado e vantagens competitivas definitivas.”

A empresa de baterias já está testando e otimizando a tecnologia em uma linha de produção piloto no norte da Alemanha e planeja introduzir o novo processo de fabricação em fábricas na Europa e na América do Norte. O desenvolvimento está programado para terminar no próximo ano e devemos ver a produção em 2026 ou 2027.