Please assign a menu to the primary menu location under menu

NotíciasVolkswagen

A caixa de câmbio manual está morrendo: até o Volkswagen Golf será apenas automático

Já faz algum tempo que estamos anunciando o fim da caixa de câmbio manual. Isso não é apenas por diversão, pois é a transmissão que ainda nos empolga mais e nos mantém mais conectados ao veículo. 

No entanto, os fabricantes não estão mais comprometidos com essa tecnologia. A culpa é, em grande parte, da eletrificação, e há opções para fabricar veículos elétricos manuais. De qualquer forma, cada vez menos fabricantes vão oferecer essa tecnologia, a ponto de até mesmo o Volkswagen Golf ser apenas automático.

Parece que a partir de 2024, quando uma atualização de meio de ciclo do carro compacto, agora em sua oitava geração apresentada. 

Veja Também: BMW X2 2024 flagrado com menos camuflagem, igual o Audi Q3 Sportback?

Fim da caixa de câmbio manual?

O motivo para eliminar a caixa de câmbio manual da linha e manter apenas a opção automática seriam os regulamentos de emissões Euro 7, se eles finalmente entrarem em vigor. 

E, caso houvesse alguma dúvida nesse ponto: sim, isso também afetará as versões esportivas. O Golf R vendido há muito tempo apenas com transmissão DSG, enquanto o Golf GTI seguirá seus passos em breve.

Há algum tempo, ele estava em nossa seção de testes e reclamamos que ele tinha a caixa de câmbio automática e não a manual, o que o tornaria um pouco mais acessível. Com a próxima atualização, essa opção não existirá e uma porcentagem da essência desse modelo icônico será perdida. 

A caixa de câmbio manual está morrendo: até o Volkswagen Golf será apenas automático

Notícia confirmada em uma entrevista por Kai Grünitz, chefe de desenvolvimento técnico da Volkswagen. Ele estava se referindo às emissões, embora o fato seja que o GTI manual atual emite 162 g/km de CO2 e o automático 160 g/km, uma diferença insignificante.

De qualquer forma, isso pode significar o fim do Volkswagen GTI com uma caixa de câmbio manual depois de quase meio século, já que foi assim que ele nasceu em 1975 e se manteve ao longo dos anos. 

A transmissão também não estará disponível com os motores 1.0 TSI e 1.5 TSI de nível básico. Tampouco com o motor diesel 2.0 TDI, se eles decidirem mantê-lo. Atualmente, as versões Mild Hybrid já oferecem apenas a transmissão automática e parece que, no futuro, elas serão mantidas. No longo prazo, isso também significará um aumento no preço base, que sempre correspondeu a essas versões.

Ainda é muito cedo para dizer se essa mudança afetará o restante da linha, pois há modelos com configuração semelhante, como o Polo, o T-Cross, o Taigo ou o T-Roc. Talvez o próximo Tiguan, que está prestes a sair, sirva como um guia nessa área.

Veja Também: A Ford está produzindo a nova Ranger na Argentina

Joaldo
o autorJoaldo
Redator profissional especializado em automobilismo.