Please assign a menu to the primary menu location under menu

Notícias

Tudo sobre os tipos de transmissões automáticas, veja!

Sem dúvida, as transmissões automáticas são um dos componentes mais evoluídos dos automóveis. Os sistemas de caixa de velocidades automática estão se tornando cada vez mais bem sucedidos e agora são bastante comuns, mas não são todos iguais. Você conhece os tipos de transmissões automáticas? Vem conferir tudo conosco!

Tudo sobre os tipos de transmissões automáticas

Ao longo dos anos, o uso de transmissões automáticas tem gradualmente deslocado as transmissões manuais. Embora seja verdade que há alguns anos ainda havia uma certa desconfiança em relação a esta tecnologia, hoje em dia esta situação é muito diferente, pois é cada vez mais comum ver carros novos com transmissões automáticas.

Mas por que esta mudança? A resposta é simples: as caixas de câmbio automáticas oferecem ao usuário um melhor desempenho do veículo, uma redução no consumo e na manutenção, que, embora mais exigente, é muito menor do que a dos carros com caixas de câmbio manuais.

Tipos de caixas de câmbio automáticas

Atualmente no mercado, existem diferentes tipos de caixas de câmbio automáticas, cujas peculiaridades são pouco conhecidas pela maioria dos consumidores. Por esta razão, a empresa nos diz como distingui-los e conhecer suas principais características antes de tomar uma decisão de compra, já que, como em qualquer outro produto, nem todas as transmissões automáticas são iguais, nem funcionam da mesma maneira. É necessário conhecê-los em profundidade a fim de identificar aquele que melhor se adapte às nossas necessidades.

Engrenagens de embreagem dupla

Estes redutores estão atualmente experimentando o maior boom do mercado. Elas se caracterizam pelo fato de combinarem as vantagens de uma caixa de câmbio manual com as de uma caixa automática, ou seja, menor consumo, conforto de direção, dinamismo, mas com as mesmas vantagens de uma caixa de câmbio automática.

Do ponto de vista técnico, é uma caixa de câmbio mecânica automática. Caracterizada por um sistema de engrenagem avançada e uma embreagem dupla. Mas o que realmente torna este dispositivo único é o fato de tornar possível que as transições de marcha ocorram sem qualquer interrupção do fluxo de energia. Como resultado, estes são suaves e pouco perceptíveis para os ocupantes. Eles também são os escolhidos, na maioria dos casos, pelos fabricantes dos carros mais rápidos do mundo.

Caixas de velocidades robóticas

Estes são outro tipo de caixa de câmbio automática que vem gradualmente ganhando espaço. São basicamente manuais, mas têm uma embreagem eletrônica gerenciada por uma unidade de controle. Eles usam elevadores elétricos ou hidráulicos para substituir o pedal da embreagem e a alavanca de câmbio. Uma calculadora eletrônica determina o melhor momento para mudar de marcha e sincroniza as diferentes operações.

Mas talvez a característica mais marcante deste tipo de caixa de câmbio seja que o motorista também pode mudar para o modo manual, permitindo que ele ou ela mude de marcha conforme achar conveniente.

Transmissões automáticas CVT

Durante anos, estas transmissões foram utilizadas em muitos veículos. Incluindo alguns dos híbridos mais baratos do mercado, mas tinham a desvantagem de que a potência entregue ao veículo era bastante limitada. Para resolver este problema, foi introduzido um gerenciador de caixa de velocidades eletrônico que pode simular 6, 7 e até 8 velocidades. Tornando esta caixa de velocidades tão boa quanto as caixas de velocidades automáticas convencionais.

Caixas de câmbio automáticas com conversor de torque

Este modelo é na verdade um sistema composto de vários elementos, incluindo o uso ou incorporação de um conversor de torque para fazer a conexão entre a caixa de câmbio e o motor. Estas são as caixas automáticas “tradicionais” e passaram de ter 3 ou 4 velocidades para 6 relações.

Guia auto, a sua maior fonte de notícias sobre carros elétricos da internet.

Joaldo
o autorJoaldo
Redator profissional especializado em automobilismo.