Please assign a menu to the primary menu location under menu

Notícias

Polestar 4: o crossover esportivo elétrico premium estreia em Xangai

A marca suábia Geely-owned revela o novo modelo premium de alto desempenho. Quando todos riam da indústria automobilística chinesa por seus produtos e design, o carro oriental fez algo simples – ele comprou marcas diretamente e contratou engenheiros e designers do status quo. Volvo e Polestar fazem parte desta incorporação e agora estreiam um novo Polestar 4 no Shanghai Motor Show de 2023.

O que é o Polestar 4?

O Polestar 4 é um daqueles modelos atuais que combina um pouco de tudo com uma carroceria alta, mas não muito alta, uma silhueta nova e quatro portas.

Destinado ao segmento D, ele se situa entre o Polestar 2 e 3, baseado na plataforma SEA (Sustainable Experience Architecture) desenvolvida pelo Grupo Geely.

Ela mede:

  • 4.840 mm de comprimento
  • 2.140 mm de largura e
  • 1.540 mm de altura
  • 2.999 mm entre eixos

Polestar 4: adeus ao vidro traseiro

Antes de tudo, eu já mencionei o estilo deste modelo, que combina um pouco de cada mundo com linhas limpas, capô afiado e estilo fastback. 

Polestar 4

O mais curioso é que na parte traseira o vidro foi eliminado, embora do banco de trás dificilmente seria perceptível, graças ao enorme teto de vidro que se estende mais para trás do que o convencional. Obviamente, o espelho retrovisor interior é substituído por uma câmera.

O estilo, inspirado no conceito Precept, é curioso, mas a marca diz ter trabalhado muito no desempenho aerodinâmico com vários apêndices e suavização da superfície, embora não especifique o Cx do modelo.

Mecânica com um ou dois motores

Contudo, em termos de potência, há duas opções, uma com um motor e tração traseira, e a outra com motores duplos que fornecem energia aos dois eixos, ambos com a mesma bateria de 102 kWh e capacidade de carga de até 200 kW.

A versão mais simples oferece 272 cv, 343 Nm e alcance de 600 km (WLTP), enquanto a versão mais potente oferece 544 cv (400 kW) e 686 Nm por um 0-60 em 3,8 segundos e promete um alcance de até 560 km no ciclo WLTP. No segundo caso, o motor dianteiro pode ser desconectado através de uma embreagem para um alcance maior.

Dinamicamente, existe um pacote de desempenho esportivo que acrescenta elementos tais como:

  • Rodas de 22″.
  • Freios Brembo com pinças de 4 pistões
  • Suspensão mais firme

O Polestar 4 sai na China a partir de novembro de 2023 e inicia sua expansão global a partir do próximo ano.

Joaldo
o autorJoaldo
Redator profissional especializado em automobilismo.