Please assign a menu to the primary menu location under menu

Notícias

Pneus desgastando muito cedo? Confira as causas e motivos desse problema

Seus pneus estão se desgastando muito cedo ou de forma desigual e você não sabe a causa? Este artigo lhe diz como você pode identificar o problema, pois o desgaste dos pneus pode ocorrer de várias maneiras diferentes. Quer ficar por dentro de tudo sobre esse assunto? Então, vamos lá!

Seus pneus estão se desgastando muito cedo

Pneus estão se desgastando muito cedo

Os pneus de um veículo são essenciais na segurança ativa, pois são o único elemento que entra em contato direto com a estrada ou a superfície na qual conduzimos. Além disso, pneus de boa qualidade em boas condições permitem que o veículo realize todo o seu potencial. É importante notar que eles também economizam dinheiro, já que os pneus não são baratos para substituir.

Os pneus no eixo motor de um veículo podem durar mais de 40.000 quilômetros se forem usados corretamente. No outro eixo, ainda mais tempo. Os pneus estão se desgastando muito cedo, e o modo como se desgastaram lhe dará pistas sobre a causa.

Pneus estão se desgastando muito cedo nas bordas

Este tipo de desgaste é o mais comum, pois é causado por um dos maiores erros que os motoristas cometem. Quando o pneu se desgasta mais nas bordas da banda de rodagem do que no centro, é porque a pressão do ar é insuficiente.

Isto faz com que o pneu flexione mais durante as curvas e leva a mais degradação do pneu nesta área. Este também é o caso quando se dirige com peso excessivo, pois a pressão normal é insuficiente para o aumento da carga. Além disso, o carro vai consumir mais combustível porque há mais peso. 

  • Solução: Aumentar a pressão de acordo com a recomendação do fabricante do carro.

Desgaste no centro

Este é o oposto do caso anterior. É a parte central da banda de rodagem que se desgasta excessivamente porque o pneu tem pressão de ar excessiva. Isto faz com que as bordas não toquem o asfalto ou apenas levemente, aumentando a tensão na área central.

Alguns problemas resultantes disso são o aumento da distância de frenagem e uma piora do conforto de pilotagem. 

  • Solução: Reduzir a pressão dos pneus para os níveis recomendados pelo fabricante do carro.

Desgaste na borda externa ou interna (não ambos)

Quando o pneu está desgastando mais no externo do pneu, é porque seu carro tem peso demais naquele eixo ou, mais provavelmente, porque há excesso de arqueamento ou arqueamento positivo.

Isto faz com que o exterior do pneu toque mais a estrada do que o resto do pneu, resultando em mais degradação. O mesmo está acontecendo quando o desgaste ocorre no interior do pneu, mas como resultado de uma câmara negativa.

  • Solução: Alinhamento ou balanceamento dos pneus.

Desgaste diagonal ou multi-zona

Isto não é comum, mas também pode acontecer. Às vezes o pneu apresenta desgaste diagonal porque foi montado incorretamente ou porque a suspensão está errada e gera ressaltos que desgastam o pneu de forma errática.

O desgaste também pode ocorrer em várias áreas do pneu como resultado de frenagem por derrapagem, ABS ou mau funcionamento do freio, um aro deformado ou desequilíbrio.

Se você suspeita que a causa é um problema mecânico e não um derrapagem, você deve visitar uma oficina para uma verificação minuciosa.

  • Solução: verificar montagem da roda, verificar suspensão e sistema de frenagem, verificar alinhamento.

Guia auto, a sua maior fonte de notícias sobre carros 2023 da internet. 

Joaldo
o autorJoaldo
Redator profissional especializado em automobilismo.