Please assign a menu to the primary menu location under menu

Notícias

Carros compactos são mais seguros, mas estão mais caros

A Hyundai HB20, Toyota Yaris e Honda City forneceram o sistema de segurança somente em modelos de carros compactos do segmento superior.  Contudo, o preço dos modelos está causando uma grande polêmica! Vem conferir tudo agora mesmo.

carros compactos

Um carro com aviso de colisão e freio automático com controle de cruzeiro adaptativo, aviso de mudança de faixa de rodagem, assistência de faixa e até mesmo aviso de ângulo morto e outros assistentes de estabilidade ativa era algo para os segmentos superiores.

Em 2019, o Hyundai HB20 trouxe um aviso de colisão com frenagem automática na versão mais cara, bem como um aviso de mudança de faixa.  A Chevrolet Onix incluiu nesta categoria o aviso de ponto cego. Onde o Volkswagen Nivus 2020 está equipado com cruise control adaptativo entre os utilitários compactos. 

Um pouco tarde, o VW Polo terá as características incluídas no Nivus, com algum desenvolvimento. O HB20 atualizou seu pacote com assistência mais ativa na pista e alerta de tráfego cruzado traseiro. Assim como o Toyota Yaris, que acrescentou aviso de colisão com freios e assistência na pista. A nova Honda City chega com um pacote completo que funciona muito bem, juntamente com muitos outros modelos, como o Jeep Renegade, Fiat Pulse, VW T-Cross, Hyundai Creta e muito mais.

Isto mostra que o Brasil está crescendo neste ambiente, mas não tanto quanto o ideal. O controle de tração e segurança como características padrão ainda estão faltando em alguns modelos, assim como mais do que os dois airbags obrigatórios mesmo no topo da linha. No exterior, os modelos de carros compactos de nível básico incluíram aviso de colisão e assistência na pista no pacote superior. Embora esta versão carece de algum conforto ou luxo para as criaturas.

Bom para a estabilidade, não bom para os bolsos? 

Atualmente, o custo dos carros compactos aumentou enormemente, principalmente por causa da crise dos elementos e semicondutores. E ao trazer mais itens, em vez de tecnologia, colabora para agregar esse valor e manter os carros longe de clientes com bolsos tão profundos. O poder de compra, especialmente no Brasil, não segue estes padrões de evolução. 

Segurança ou preço? A velha equação parece ganhar vida como nunca antes, e poucos relatos foram capazes de equilibrá-la tão rapidamente. Entretanto, mais equipamentos, carros mais caros, evitam mais acidentes e salvam vidas. Tanto para os ocupantes quanto para os que estão fora, pedestres ou não. Entre os muitos desenvolvimentos e a resolução de conflitos, isto ainda está faltando.

Guia auto, a sua maior fonte de notícias sobre carros 2023 da internet. 

Joaldo
o autorJoaldo
Redator profissional especializado em automobilismo.