Please assign a menu to the primary menu location under menu

Notícias

O que fazer se a chuva inundar seu carro

Inundações, sejam elas repentinas ou não, são uma possibilidade à qual devemos estar atentos durante os meses mais úmidos. Esses eventos climáticos podem ocorrer a qualquer momento e, muitas vezes, sem aviso prévio. 

Se você ficar preso em uma grande poça enquanto dirige ou se o seu carro for inundado enquanto estiver estacionado, aqui estão algumas dicas de sobrevivência que você pode seguir.

Veja Também: Citroën C5 Aircross equipado com tecnologia MHEV da Stellantis

O que fazer se a chuva inundar seu carro

Em primeiro lugar, tente evitar áreas inundadas. Se você vir água na estrada, dê meia-volta. Ela pode ser muito mais profunda do que parece. De fato, as inundações repentinas consideradas o tipo mais perigoso de inundação devido à sua velocidade e poder destrutivo. E elas podem ocorrer minutos após o início de uma chuva leve e com pouco aviso.

Menos de 10 centímetros de água podem fazer com que você perca o controle do seu carro. Se a água estiver mais alta, é ainda mais perigoso. Isso ocorre porque os pneus podem funcionar como um dispositivo de flutuação em águas rasas, chamado de aquaplanagem. Caso o carro estiver estacionado enquanto o nível da água sobe, há uma chance de que o escapamento fique submerso e nunca dê partida no veículo.

Se a área onde o carro está estacionado tiver inundado, você deve prestar atenção especial a ela. Se estiver submerso na água mais do que a metade do caminho até as rodas, ou se você vir uma linha de lama e detritos indicando que a água atingiu essa altura, você precisará tomar precauções se quiser manter vivo o seu carro inundado. Por exemplo, girar a chave para dar a partida quando houver água no motor pode causar mais.

Se alguma água tiver entrado no motor, no sistema de escapamento, na caixa de câmbio ou na linha de combustível, isso só piorará o problema. A água pode destruir peças internas do motor e causar “hidrobloqueio”, quando os pistões não se comprimem e não se movem como deveriam. 

E se meu carro já estiver parcialmente inundado?

Inundação leve

Quando você descobre que seu carro está inundado, é possível que a lama cubra todo o radiador e entre no carro e nos drenos internos que a carroceria tem para evacuar a água da chuva. Se o radiador ficar entupido, ele não permitirá que o ar circule entre as células do radiador e o motor superaquecerá. Portanto, se seu carro ficar encharcado de cima a baixo, limpe o radiador.

Se a água entrar no carro, talvez seja necessário substituir o estofamento, os botões de controle, o isolamento e os fixadores… Uma grande despesa. Também é uma boa ideia substituir o filtro de ar, seja ele de metal ou de papel. Se isso não for feito, o resultado será mofo e bolor. E se o óleo do diferencial ou da caixa de câmbio tiver se misturado com água ou lama, você também terá que trocá-lo; e sim, junto com seus respectivos filtros.

Se os drenos internos da carroceria estiverem entupidos, a água enferrujará a chapa metálica e poderá ser um prejuízo financeiro para a sua carteira. Além disso, muitas das conexões elétricas podem ser afetadas. Esses terminais podem não falhar quando secarem, mas uma camada de ferrugem se acumulará e, por fim, levará a problemas elétricos.

Inundação grave

Nesse caso, situação complicada. O motor é a primeira coisa resgatada, pois pode ficar seriamente danificado. Você pode fazer isso sozinho? Sim, mas não será uma tarefa fácil. Como a água e a lama atingiram todas as partes do carro, você terá que desmontar tudo para limpar, secar e substituir tudo o que foi afetado. Se você não fizer isso, não se surpreenda se ocorrer uma avaria mais tarde.

Também é aconselhável remover os assentos, os revestimentos do assoalho e as portas para tornar a recuperação do carro mais eficaz. Use um secador de cabelo para fazer isso. Como cada estofamento é diferente, a primeira coisa que você deve fazer é remover o máximo de sujeira possível com uma escova e uma esponja. O melhor a fazer é usar uma máquina de limpeza profissional. A desvantagem é que todo esse reparo provavelmente custará mais do que o preço de um modelo novo e idêntico.

A maioria dos veículos afetados por essas enchentes está estacionada. Mas, como dissemos no início, é bem possível que você se depare com uma dessas tempestades na estrada. 

Veja Também: A Delta4x4 transforma a nova Volkswagen Amarok em uma “Besta”

Joaldo
o autorJoaldo
Redator profissional especializado em automobilismo.