Please assign a menu to the primary menu location under menu

Notícias

O primeiro supercarro da China já é uma realidade

Seu nome GAC Aion Hyper SSR, é elétrico e faz 1.225 cv, entre outros detalhes. Quando estreou como um conceito no final da última década, o GAC Aion foi apresentado como “o primeiro supercarro da China“, embora naquela época fosse apenas um dos muitos projetos que vimos das montadoras chinesas.

Os anos se passaram, e o plano da GAC com sua sub-marca Aion, focada em veículos elétricos, cresceu com modelos mais tradicionais. Enquanto trabalhava em uma linha esportiva, chamada Hyper. Como resultado, foi revelado o Aion Hyper GT, um modelo que tem o menor coeficiente aerodinâmico de um carro de produção (0,19 cx), mas que entrega “apenas” 340 cv.

Agora é o Aion Hyper SSR, que acaba de sair. A GAC levou tanto tempo para lançar um supercarro que outras marcas chinesas os venceram, ou pelo menos tentaram fazê-lo. Por exemplo, a NIO saiu com EP9 anos atrás, um modelo que até chegou a um recorde de volta em Nürburgring, mas nunca feito em massa. 

Veja Também: Kia EV9 2024: O SUV que promete abalar o mercado

GAC Aion Hyper SSR: Principais características

O projeto da Hyper SSR é muito aerodinâmico, embora não saibamos se ela corresponde aos 0,19 cx de seu irmão GT. Entretanto, tem muitos elementos aerodinâmicos, tais como dutos de ar, spoilers, difusores e defletores. Além disso, ele também é notável por sua abertura de porta em forma de tesoura.

supercarro da China

Em termos de dimensões, o GAC Aion Hyper SSR mede:

  • Comprimento: 4.600 mm
  • Largura: 1.900 mm
  • Altura: 1.200 mm

Por outro lado, a carroceria é feita de fibra de carbono, portanto é suposto que seja bastante leve. A este respeito, a marca não revelou seu peso.

Mecânica

O GAC Aion Hyper SSR possui quatro motores elétricos, cada um localizado em uma roda, de modo que o modelo tem tração nas quatro rodas. A potência é de 900 kW, ou 1.225 cv, mais um torque de 12.000 Nm, o que, de acordo com a marca, gera uma sensação “comparável a um lançamento de foguete”. Além disso, o tempo oficial de aceleração de 0 a 100 km/h é de apenas 1s9.

Além disso, o supercarro possui um diferencial de deslizamento limitado eletrônico ELSD, amortecedores variáveis inteligentes SDC e direção hidráulica (R-EPS) para otimizar o equilíbrio dinâmico e melhorar o desempenho de manuseio.

O GAC Aion Hyper SSR também apresenta desenvolvimentos de rodas baseados em pneus de aviação para alcançar baixa retenção de calor. Além disso, seu sistema elétrico inclui chips de carboneto de silício de 900V, que operam 2,5 vezes mais rápido do que os convencionais e consomem menos energia.

Veja Também: O Porsche 911 de seus sonhos, guardada por 32 anos agora vendida

Joaldo
o autorJoaldo
Redator profissional especializado em automobilismo.