Please assign a menu to the primary menu location under menu

HyundaiNotícias

Hyundai Ioniq 6, carro do ano no World Electric Vehicle 2023

Primeiramente, mais três prêmios para o Hyundai Ioniq 6, o último carro elétrico da marca coreana. Como tem sido tradicional nas últimas 18 edições, os vencedores do World Car Awards 2023, o prêmio global “Car of the Year”, saiu no Salão do Automóvel de Nova Iorque.

O jure que compõe este prêmio, 100 dos melhores jornalistas automotivos a nível internacional, de 32 países, que fazem seu voto (secreto, é claro).

Portanto, os prêmios são divididos em seis categorias, incluindo World Luxury Car, World Performance Car, World Urban Car, World Car Design, World Car of the Year e, até recentemente, também World Electric Car.

Sendo assim, os vencedores levam para casa o novo troféu World Car. Criado pela consultoria de design e engenharia CALLUM, de propriedade do renomado designer britânico Ian Callum.

Veja Também: Lamborghini Urus S: 666 é o número desta ‘besta’

World Electric Car of the Year: Hyundai Ioniq 6

Portanto, para participar desta categoria, os carros devem atender a certos requisitos:

  • Ter uma produção anual de pelo menos 5.000 unidades.
  • Estar à venda em pelo menos dois grandes mercados automotivos (China, Europa, Índia, Japão, Coréia, América Latina, Estados Unidos), em pelo menos dois continentes distintos, em algum período entre 1/1/2022 e 30/3/2023.
  • Carros movidos exclusivamente por um ou dois motores elétricos.

Os finalistas nesta categoria, dos quais 21 carros participaram, foram a BMW i7, a Lucid Air e o carro vencedor, o Ioniq 6.

Hyundai Ioniq 6

Portanto, o Ioniq 6 se destaca como o grande vencedor dos prêmios. Incluindo o World Car Design 2023 e o maior prêmio, o World Car of the Year.

Sobre o vencedor

O Hyundai Ioniq 6 está sobre a plataforma E-GMP do grupo coreano. Mas obtém muita quilometragem graças a sua silhueta minimalista, que alcança um coeficiente de arrasto de 0,21 cx.

Sendo conduzida por conjuntos de baterias de 53 ou 77,4 kWh, visa um alcance máximo (dependendo do uso) de 610 km. Com um consumo médio de 13,9 kWh por 100 km no modelo de menor potência.

Portanto, para alcançar tal eficiência, tem uma aba de ar ativa, cortinas de ar das rodas, um spoiler traseiro integrado e redutores de distância entre eixos. Sendo assim, neste último item, os redutores de folga das rodas minimizam o espaço vazio entre o pára-choques dianteiro e os pneus para melhorar o desempenho aerodinâmico ao redor dos poços das rodas.

Contudo, a plataforma E-GMP oferece um ótimo desempenho elétrico e proporciona uma carga ultra-rápida de 800V, que permite uma recuperação de 10 a 80% em apenas 18 minutos. Suporta uma carga de 400V sem a necessidade de componentes ou adaptadores adicionais.

Veja Também: O Chevrolet Tracker RS é apresentado para América do Sul

Joaldo
o autorJoaldo
Redator profissional especializado em automobilismo.