Please assign a menu to the primary menu location under menu

F1

Grande Prêmio deste fim de semana sob risco

Grande Prêmio deste fim de semana sob riscoGrande Prêmio deste fim de semana sob risco

O Rio Santerno transbordou, sujeitando o pessoal da F1 que se prepara para o Grande Prêmio deste fim de semana a uma ordem de evacuação preventiva. O pessoal que trabalha na preparação para o Grande Prêmio da Emilia Romagna de 2023 foi instruído a evacuar o Autodromo Internazionale Enzo e Dino Ferrari, mais conhecido como Imola, após inundações na região ao redor da pista hoje.

O meteorologista e apresentador Albert Febrega twittou hoje que a decisão de evacuar a pista foi tomada “por precaução”. As fortes chuvas fizeram com que o Rio Santerno, que corre ao norte da pista, transbordasse de suas margens.

Grande Prêmio deste fim de semana sob risco

Veja mais: O Fiat Titano e o Peugeot Landtrek serão brasileiros?

Segundo o jornal local Il Nuovo Diario Messaggero, várias estradas da região foram fechadas e as pessoas estão proibidas de dirigir ou estacionar ao longo do Rio Santerno. Um vídeo divulgado pelo jornal mostra a vista da ponte Tosa, que atravessa a curva de mesmo nome do autódromo.

Felizmente, o tweet partilhado por Fabrega mostra que, por volta das 10h00 locais, após o anúncio da ordem de evacuação, a zona do paddock não tinha inundado. No entanto, uma previsão anterior publicada pelo meteorologista sugere que a chuva será ainda pior amanhã e continuará durante a semana.

A chuva deve diminuir depois disso, e o risco de chuva é menor ao longo do fim de semana, quando está previsto o Grande Prêmio. Com o clima desacelerando os preparativos da pista, as dúvidas sobre a viabilidade da corrida começam a surgir. Até agora, o órgão dirigente da Fórmula 1 não anunciou planos para modificar a programação do fim de semana em resposta às enchentes.

O Grande Prêmio da Emilia Romagna voltou ao calendário da F1 em 2020, para o cronograma dessa temporada impactado pela Covid, e foi vencido por Lewis Hamilton, da Mercedes. O esporte voltou todos os anos desde então, com o atual líder do campeonato de pilotos, Max Verstappen, da Red Bull, vencendo as duas últimas voltas da corrida.