Please assign a menu to the primary menu location under menu

Notícias

Como funciona um carro a hidrogênio?

Sua presença no mercado ainda é significativa. Mas, à medida que a infra-estrutura aumenta e a tecnologia se torna mais acessível, eles irão crescer e se multiplicar. Nós lhe explicaremos agora mesmo como funciona um carro a hidrogênio, bem como as vantagens e desvantagens que ele traz.

carro a hidrogênio

Em termos ambientais, os carros a hidrogênio são classificados pela DGT como Emissões Zero. Portanto, eles têm o mesmo adesivo que os carros elétricos (o azul). Embora com suas próprias particularidades, os carros a célula de combustível são veículos 100% elétricos.

Como funciona um carro a hidrogênio

Para entender melhor como funciona um carro a hidrogênio.  Veja como eles se diferenciam dos carros elétricos a bateria.

Um carro elétrico a bateria (EV) tem um motor elétrico que funciona com eletricidade armazenada em uma bateria. Esta eletricidade é fornecida por uma tomada. Um carro a hidrogênio tem um motor e uma mecânica semelhantes; a diferença é que, em vez de uma bateria. Ele recebe sua eletricidade de uma célula combustível de hidrogênio líquido.

A chave para a mecânica de um carro a hidrogênio é, portanto, a bateria de combustível. É aqui que ocorre uma reação química entre o hidrogênio armazenado nos tanques do veículo e o oxigênio que vem do exterior. Esta reação forma eletricidade para conduzir o carro e vapor de água, que é a única coisa que é expelida através do tubo de escape.

Problemas (e vantagens) dos carros a hidrogênio

Um carro a bateria de combustível é uma alternativa aos carros elétricos. Com a vantagem de que o abastecimento com hidrogênio pode ser tão rápido quanto o abastecimento com gasolina. Mas eles também têm desvantagens.

Algumas vantagens dos carros a hidrogênio:

  • Eles não poluem quando dirigem (a produção de hidrogênio sim).
  • Eles têm um selo de emissão zero, que permite o acesso a Zonas de Baixas Emissões (LEZs) nas cidades e oferece vantagens fiscais.
  • O reabastecimento é mais rápido do que o de um carro elétrico a bateria (semelhante ao enchimento de um tanque de combustível).

No entanto, ainda há problemas:

  • Contudo, quase não há pontos de reabastecimento
  • O preço do combustível é caro
  • Entretanto, há poucos modelos à venda e, além disso, são carros com preços muito altos.

Guia auto, a sua maior fonte de notícias sobre carros 2023 da internet. 

Joaldo
o autorJoaldo
Redator profissional especializado em automobilismo.