Please assign a menu to the primary menu location under menu

Notícias

5 dicas para economizar combustível usando o ar-condicionado

Com os termômetros marcando temperaturas acima de 30 graus Celsius. Você deve proteger seu carro do sol e evitar problemas do ar-condicionado, veja dicas sobre como manter o ar-condicionado resfriando e economizar combustível

E não apenas isso, mas também para prolongar sua vida útil, para que ele não comece a falhar no momento errado e acabe transformando o compartimento de passageiros em um forno.

Veja Também: Ford Ranger, a picape de trabalho feita na excelência

Como economizar combustível usando o ar-condicionado

O ar-condicionado afeta o consumo de combustível do veículo. Quando está ligado, um compressor suga o gás refrigerante e o passa para um condensador, onde ele retorna ao estado líquido em um radiador.

Até chegar à válvula de expansão, onde é convertido novamente em gás e resfriado. Depois que o ar é resfriado, ele passa por um ventilador para as saídas de ar do painel de instrumentos… e então volta à estaca zero.

Todo esse processo de remoção do calor do ar por meio de processos mecânicos (sucção do ar externo ou recirculação do ar no compartimento de passageiros) utiliza energia, que vem do motor do carro, que precisa fazer um esforço extra: além de mover o veículo, o motor precisa acionar o compressor.

Esse esforço extra se traduz em um aumento no consumo de combustível entre 5 e 20% (alguns décimos de ponto percentual no consumo de combustível, embora isso varie de acordo com o tipo de carro).

E, sim, há uma perda de desempenho, mas você só notará isso em carros com motores pequenos e alta demanda do ar-condicionado. Também é verdade que alguns carros modernos optam por desligar o ar-condicionado se o pedal estiver totalmente pressionado, para não comprometer a segurança quando a potência máxima for atingida.

economizar combustível

Antes de entrar

É óbvio que quanto mais você tentar diminuir a temperatura da cabine, mais energia (combustível, nesse caso) custará para alcançá-la. É por isso que usar truques para resfriar o carro rapidamente pode economizar combustível.

Quando você liga o carro

Chegou no carro e descobriu que ele está parecendo um forno? Para ajudar o ar-condicionado a funcionar, o ideal é que você abra um pouco a janela durante os primeiros minutos na estrada.

Sim, ao mesmo tempo em que você liga o ar-condicionado. Como o ar quente pesa menos do que o ar frio, ele tende a subir. Isso o ajuda a sair e ser substituído pelo ar frio mais rapidamente. Depois de um tempo, você pode fechá-las.

Janelas

Em nossas dicas sobre como economizar combustível, dissemos que abaixar as janelas do carro piora a aerodinâmica. Isso fará com que o carro use mais combustível… mas essa perda aerodinâmica não é muito grande se a velocidade for baixa. 

De acordo com vários estudos, o momento crítico é de 80 a 90 km/h (depois disso, o ar que entra “desacelera” o carro). Portanto, em viagens urbanas em velocidades mais baixas, você usa menos combustível com as janelas abertas do que quando usa o ar-condicionado para resfriar o carro.

Às vezes, quando o calor é muito forte, abrir as janelas não é suficiente para garantir uma temperatura confortável… mas abri-las renovará o ar quente no carro, diminuindo a temperatura da cabine em alguns graus e fazendo com que o compressor trabalhe menos… e assim economizar combustível usando o ar-condicionado.

Você já o utilizou no inverno?

Como qualquer componente do carro, o uso regular é uma garantia de que ele funcionará quando você precisar dele. Portanto, não hesite em usá-lo para coisas como desembaçar os vidros no inverno. Além de aumentar a segurança (é muito mais rápido ganhar visibilidade), você também garantirá que ele não seja danificado por falta de uso.

Não force o uso

Para evitar que o ar-condicionado estrague, também é fundamental evitar que ele trabalhe na potência máxima. Nesse sentido, lembre-se dos dois primeiros pontos para baixar a temperatura no compartimento do passageiro antes de sair… e, uma vez na estrada, seja racional com seu uso. Também não congele. A temperatura ideal dentro do carro deve ser de cerca de 22 graus Celsius. Qualquer coisa abaixo dessa temperatura é um desperdício desnecessário de combustível.

Veja Também: Toyota Hilux híbrida, a eletrificação da picape está próxima

Joaldo
o autorJoaldo
Redator profissional especializado em automobilismo.