Um executivo-chefe da Kia afirma que a montadora se transformou nos últimos cinco anos e agora está atraindo compradores mais ricos do que nunca, levando a um aumento de 60% em seu preço médio de transação. E o motivo foi muito bem explicado.
Durante uma entrevista recente ao Auto News, Sean Yoon disse que a empresa percorreu um longo caminho desde a introdução do Telluride em março de 2019, o primeiro novo modelo lançado sob uma estratégia de marca revisada de longo prazo.
A Kia como o carro dos jovens:
Veja mais: Rampage: A nova caminhonete chega ao Brasil
“Em termos de volume de vendas no varejo desde 2018, excluindo frota, crescemos 31% e nosso preço médio de transação aumentou 60%. Um grande salto nos últimos cinco anos”, disse. “Estamos vendo muito mais compradores ricos e estamos indo bem com os compradores da geração Y e da geração Z. Isso é uma espécie de garantia para o nosso futuro brilhante, porque o poder de compra costumava ser propriedade da Geração X, mas agora mais peso está se movendo para a Geração Y e Z.”
Embora o preço médio de transação dos novos modelos Kia tenha subido significativamente desde 2018, Yoon diz que a marca “vai manter o valor em nosso carro” e evitará agrupar opções desejáveis com opções menos desejáveis. Também lançará novos sistemas de segurança sem aumentar os preços.
O futuro é a eletricidade:
A transformação da Kia continua na era da eletricidade. Está se diferenciando dos rivais com designs dramáticos, evidenciados pelo EV6 e pelo novíssimo EV9 SUV. Yoon espera que as fortes vendas de ICE da empresa sejam transferidas para as vendas de EV e enquanto a marca está fazendo negócios em apenas 60% do mercado, sua participação saltou recentemente de um pouco mais de 3% para 5%.
Atualmente, os SUVs da marca respondem por 80% da demanda, mas, segundo Yoon, a Kia ainda não atingiu o potencial de vendas de modelos como Sportage, Seltos e Telluride. Se as vendas desses modelos aumentarem, a participação de mercado da Kia também aumentará. O novo EV9 é o primeiro SUV elétrico da empresa e, em breve, um SUV EV5 será adicionado à sua linha, o que significa que as coisas certamente parecem promissoras no mundo da Kia, principalmente na América do Sul.