Como é o caso de grande parte da frota 0km vendida em nossa região, o Honda HR-V x Jeep Renegade chegam ao Brasil e estão em um dos segmentos mais disputados atualmente.
E o fazem com propostas diferentes não apenas do ponto de vista estético, mas também em termos de concepção mecânica: enquanto um mantém uma fórmula conservadora, o outro responde às tendências tecnológicas do momento.
Ambos são referência entre os veículos utilitários esportivos compactos por sua qualidade geral. O Jeep Renegade atualizado recentemente e é, sem dúvida, o modelo mais bacana de sua categoria.
O Honda HR-V, por outro lado, está no mercado há alguns anos com a mesma configuração, embora sua nova geração não deva demorar muito para chegar. No entanto, com essa proposta, ele continua a resistir ao teste do tempo como um dos modelos mais confiáveis de sua categoria.
Veja Também: Avaliação: novo Citroën C5 Aircross
O SUV Jeep Renegade atualizado recentemente
Vamos começar pela dianteira. Ambos oferecem uma posição de dirigir confortável e cômoda: os dois volantes são ajustáveis em altura e profundidade. Os bancos têm boa anatomia (os do HR-V são um pouco mais macios). Vale a pena observar que, sob o assento do passageiro, o Renegade esconde um prático compartimento de armazenamento.
No entanto, é na parte traseira que o Honda aproveita melhor o espaço, com assentos espaçosos para três adultos. O modelo japonês também tem um sistema chamado ULT, no qual os assentos movidos longitudinalmente (com espaço de armazenamento embaixo) e os encostos reclinados.
Outra grande diferença entre os dois SUVs é a capacidade do porta-malas: 437 litros para o Honda e apenas 314 para o Jeep. Infelizmente, sob o assoalho, o Honda abriga um estepe temporário, enquanto o do Renegade é homogêneo.
Conforto entre Honda HR-V x Jeep Renegade
Antes de nos aprofundarmos nos equipamentos oferecidos por cada modelo, vale a pena observar que a qualidade de ambos está entre as melhores do segmento: os painéis de bordo são bem texturizados, assim como os encaixes de todas as partes visíveis.
O painel frontal do Jeep é mais atraente, com algumas referências à história off-road da marca. O Honda, por sua vez, é mais contido e manteve basicamente o mesmo formato desde seu lançamento em 2015.
A instrumentação do Renegade usa uma tela 100% digital, enquanto a do Honda tem três mostradores analógicos: em ambos os casos, com muitas informações para o motorista.
Quando se trata do sistema multimídia, o modelo da Jeep leva vantagem. Não só porque a tela sensível ao toque é maior (8,4 contra 7 polegadas). Mas também por causa da interface e dos gráficos modernos: o controle climático do veículo também pode ser controlado a partir dela.
Mecânica e desempenho do Honda HR-V x Jeep Renegade
Sob o capô, Honda HR-V x Jeep Renegade propostas completamente diferentes. Enquanto o Honda continua com o conhecido motor 1.8 aspirado a gasolina com 140 cv e 170 Nm de torque acoplado a uma transmissão automática continuamente variável (CVT).
O Jeep oferece um moderno motor 1.3 turboalimentado com 175 cv e 270 Nm de torque. Combinado a uma transmissão automática de seis velocidades com conversor de torque.
Deve-se observar que ambos os modelos comparados aqui, o Honda HR-V EXL e o Jeep Renegade Longitude, têm tração 4×2: a única variante do Jeep com tração nas quatro rodas é a Trailhwak.
No entanto, além desse contraste tecnológico na seção mecânica, deve-se observar que o desempenho não é necessariamente favorável ao modelo americano.
Por exemplo, para acelerar de 0 a 100 km/h, o HR-V precisa de 9,3 segundos (10,6 segundos para o Renegade), enquanto a velocidade máxima também é maior no SUV japonês: 196 km/h contra 189 km/h.
Veja Também: Substituto do Renault Stepway já registrado no Brasil