Foi em 2010 que o Audi R8 apareceu pela primeira vez. O super carro esportivo com motor médio surpreendeu a todos com seu alto desempenho. Inicialmente estava disponível com um V8 de 4,2 litros, mas mais tarde o V10 de 5,2 litros, naturalmente aspirado, estava aqui para ficar. E assim permaneceu até hoje, chegando em uma edição especial, o Audi R8 Coupé V10 GT RWD, com um sabor de despedida.
Antes de tudo, é uma versão Powertrain, que entrega todo o seu potencial às rodas traseiras e melhorou alguns pontos. O V10 diz adeus com 620 cv e 565 Nm de torque neste exemplo, uma diferença substancial em relação aos 570 cv do R8 RWD convencional. Mas isso não é tudo, pois o R8 V10 GT RWD também recebe uma nova transmissão automática de dupla embreagem de sete velocidades que foi modificada para mudanças mais rápidas.
Veja Também:
Audi R8 Coupé V10 GT RWD
Como resultado, este modelo é capaz de acelerar de 0-100 km/h em 3,4 segundos, 0-200 km/h em 10,1 segundos e atingir uma velocidade máxima de 320 km/h. Mas não é apenas a rapidez com que pode funcionar, é como o faz. Também estreia o modo Torque Traseiro, com o qual o motorista pode escolher até sete níveis de ação ESC. Isto significa que com o nível 1 dificilmente haverá perda de aderência. Com os controles operando em potência máxima, enquanto o nível 7 permitirá um deslizamento notável do eixo traseiro. Algo como um “modo de deriva”.
O Audi R8 Coupé V10 GT RWD apresenta algumas modificações para manter o peso a um mínimo. É de 1.570 kg, cerca de 20 kg a menos do que o modelo em que se baseia, e consegue isso com detalhes como as rodas forjadas de 20 polegadas. Equipadas com pneus Michelin Sport Cup 2, e o sistema de frenagem carbocerâmica que vem como padrão. Também recebe assentos de balde e sua suspensão esportiva tem uma barra anti-rolamento CFRP. Além disso, a suspensão da bobina de corrida está disponível como uma opção.
Para distingui-lo do resto, este modelo tem o Aerokit de carbono que consiste em um número de peças de fibra de carbono (divisor, flic, saias laterais, difusor), que melhoram sua eficiência aerodinâmica. Está disponível nas cores clássicas Suzuka Grey Matte, Tangorot Metallic ou Daytona Grey Metallic. E seu interior presta homenagem ao R8 GT 2010 com sua combinação de elementos vermelhos e pretos.
O Audi R8 Coupé V10 GT RWD é limitado a apenas 333 unidades em todo o mundo. As reservas já estão sendo aceitas e as primeiras unidades chegarão no início de 2023.
Guia auto, a sua maior fonte de notícias sobre carros da internet.