Falta apenas uma corrida para a nova temporada. A parceria Red Bull e Max Verstappen venceram a abertura do Grande Prêmio do Bahrein com tanta facilidade que até seus concorrentes mais próximos pensam que o campeonato já acabou. Será que tudo isso vai se repetir no GP da Arábia Saudita.
Não tema, porque a F1 segue para a Arábia Saudita neste fim de semana e talvez uma pista diferente e condições diferentes levem a um resultado inesperado? Quem sabe. Não se esqueça da última vez que a F1 visitou Jeddah, foi uma corrida sensacional.
Veja mais: Volkswagen construirá fábrica de baterias no Canadá
O que esperar GP da Arábia Saudita
E não é como se não houvesse muito mais para se entusiasmar além de quem leva a bandeira quadriculada. Fernando Alonso e o ressurgente Aston Martin podem repetir o pódio sensacional do Bahrein. Assim como Lance Stroll pode marcar ainda mais pontos com dois pulsos quebrados e um dedo do pé.
Ah, e a Ferrari pode chegar ao final de um grande prêmio sem quebrar o motor? São coisas assim que o manterão grudado na ação até a última volta.
Como vai estar o tempo?
Quente e seco, basicamente. No momento da digitação, Jeddah espera máximas de 31 graus Celsius e mínimas de 21, e dado que o Grande Prêmio da Arábia Saudita é uma corrida noturna, espere algo no meio desses dois extremos.
Se você espera que a chuva intervenha para tornar a corrida um pouco mais imprevisível, tememos que você fique desapontado. É claro que a Pirelli levará um conjunto completo de pneus de chuva para o Grande Prêmio, mas é improvável que eles consigam sair das embalagens.
Onde será o GP da Arábia Saudita?
O GP da Arábia Saudita será realizado em um circuito de rua em Jeddah, que fica na costa oeste do país com vista para o Mar Vermelho. O circuito foi imaginado como um local temporário até que uma nova pista seja concluída nos arredores de Riad, mas o grande prêmio deve permanecer em Jeddah pelo menos nos próximos anos, enquanto o trabalho continua no projeto.
Anunciado como o circuito de rua mais rápido do calendário da F1, no ano passado Sergio Perez conquistou a pole position a uma velocidade média de 251.97 km/h. Várias mudanças foram feitas para 2023 por motivos de segurança, em uma tentativa de aprovar a visibilidade em algumas das curvas mais rápidas do circuito.
A edição de 2022 da corrida quase não aconteceu, pois um ataque terrorista nas proximidades levou os pilotos a pensar em boicotar o Grande Prêmio. Somente depois de horas de conversa eles foram persuadidos a correr como planejado.
Quem vai ganhar o GP da Arábia Saudita?
Se a forma e o consenso universal de quase todos os especialistas e comentaristas abençoados com o dom da visão forem alguma coisa, Max Verstappen vencerá. A Red Bull terminou por 1-2 no Bahrein, e a vantagem de ritmo do campeão mundial sobre seu companheiro de equipe mexicano significa que é difícil ver como Perez pode vencer sem que a sorte caia do seu lado.
A Ferrari inesperadamente desafiou a pole no Bahrein, mas suas lutas com a vida útil dos pneus (e mais fundamentalmente, a confiabilidade) tornam improvável que veremos Charles Leclerc ou Carlos Sainz vencerem. Enquanto isso, Lewis Hamilton e George Russell enfrentam seus próprios problemas em um pacote da Mercedes que carece de downforce.
O segundo carro mais rápido do grid da última vez foi o Aston Martin, que conquistou o terceiro lugar nas mãos de Fernando Alonso. O homem de 41 anos poderia dar um passo adiante e lutar contra Verstappen? Falhando nisso, você gostaria de uma vitória inaugural para Lance Stroll? Coisas estranhas aconteceram.