Antes de tudo, há décadas, a Toyota vem trabalhando para proteger o meio ambiente por meio da reciclagem.
Como parte do Dia Mundial da Reciclagem (17/05), a marca japonesa destacou a importância da reutilização de elementos, tanto para proteger o meio ambiente quanto para sua estratégia de descarbonização.
Veja Também: KIA lançará uma picape anti-Hilux para o Brasil?
Quase 100% dos modelos são reutilizados
Portanto, desde 2003, a marca japonesa vem promovendo a reciclagem automotiva, com foco na reutilização de 99% dos materiais de seus veículos, o que é possível graças ao fato de possuir uma empresa de reciclagem chamada Toyota Metal.
Essa atividade pouco conhecida é um pilar relevante dentro de seu Desafio Ambiental 2050: a a marca japonesa quer que as sociedades tenham a reciclagem como eixo principal. Por isso uma de suas propostas é ter um sistema global de coleta e reutilização de baterias. Isso não é tudo, já que seu primeiro objetivo de criar 30 instalações dedicadas ao tratamento e à reciclagem de veículos que não estão mais em uso até 2030.
Outro exemplo do forte compromisso da Toyota com a reciclagem ocorreu em 2019, quando a Toyota Motor North America (TMNA) expandiu seu programa de reciclagem de baterias nos EUA, adicionando baterias de lítio.
As recebidas para reciclagem recondicionadas ou desmontadas para que os componentes. Como células da bateria, carcaça, fiação e plástico, usados para fabricar novas baterias.
Toyota Metal: Negócio principal
A Toyota Metal fundada em 1970 e está localizada em Aichi, no Japão. Atualmente, ela pode recuperar 400 toneladas de sucata de automóveis por dia, o que, em peso, equivale a 10 aviões de tamanho médio.
Considerando que na vida útil de um veículo grande há cerca de 30.000 peças e que, de acordo com a Toyota, 99% reciclável, como a marca consegue fazer isso? Bem, acontece que o segredo está na forma como o carro é construído.
Contudo, o processo de reciclagem do Toyota Metal é o seguinte:
- Eliminação de todos os fluidos.
- As peças comercializadas, como para-choques e portas, removidas com maquinário pesado.
- As peças restantes são achatadas e levadas para a Toyota Metal.
- Metais como alumínio ou cobre removidos. Ouro e prata também podem estar presentes.
- Toda a nova mistura pulverizada para remover mais metais.
- Usada em um novo veículo.
Atualmente, a Toyota Metal não recicla apenas veículos, mas também airbags, sistemas de ar condicionado, motos, barcos e resíduos industriais.
Veja Também: O que fazer se a chuva inundar seu carro