Talvez o eufemismo do ano. O chefe da Tesla, Musk (ao lado do engenheiro Dan Priestley) revelou o Tesla Semi Truck totalmente elétrico pronto para produção na Sparks Gigafactory da empresa em Nevada, com os primeiros exemplos sendo entregues ao vivo no palco para a PepsiCo.
Veja mais: Jeep Gladiator 2023
Tanto Musk quanto Priestley confirmaram o alcance de 800 km do Semi por meio de imagens de uma viagem de Fremont a San Diego realizada em condições do “mundo real”. “Esta não foi uma simulação de pista de teste ultra limpa e precisa, ou algo em que fechamos a estrada”, disse Priestley. “Este é o mundo real, com tráfego, 800 km reais. Estamos carregados com pouco menos de 37194,574 kg, sem tratamentos aerodinâmicos especiais. O carro saiu da linha, [nós] sacudimos, fizemos rodar, é isso.”
Foi confirmado que o Semi utiliza “essencialmente” a mesma configuração de três motores e rotores com mangas de carbono das versões Plaid do Modelo S e do Modelo X, e muita tecnologia “transferida” incluindo bombas de calor, inversores e infoentretenimento.
Há um único motor no eixo dianteiro e um par de motores na traseira que podem ser desengatados automaticamente por meio de uma embreagem ao circular em uma rodovia, por exemplo. Isso, diz a Tesla, permite que o Semi navegue usando aquele motor dianteiro denso para permitir maior eficiência (a Tesla afirma 2kWh por km). Ele executa uma arquitetura de trem de força de 1.000 V, e Priestley afirmou que o Semi oferece “uma experiência de direção incrível”.
De fato, “na Tesla não fazemos carros lentos”, acrescentou Musk. Eles alegaram que o Semi tem três vezes a potência de qualquer caminhão a diesel atualmente na estrada e que sua arquitetura de 1.000 V seria utilizada em futuros modelos da Tesla. Ele pode ser carregado usando um carregador de 1MW, o que significa até 70% do alcance em meia hora.
No interior, o layout central de assento único e o design da cabine oferecem “máxima visibilidade da estrada”, com o motorista ladeado por um par de telas sensíveis ao toque de 15 polegadas. Também existe a variedade usual de tecnologia, incluindo carregamento de telefone sem fio, enquanto Priestley observou que os recursos de frenagem regenerativa e controle de tração do Tesla Semi Truck são superiores aos caminhões a diesel atuais.
Ainda não há informações sobre o preço, mas Priestley acrescentou que a empresa empregará caminhões Semi em sua própria frota, “em nossa própria cadeia de suprimentos, e vamos usá-los para transportar mercadorias entre nossas fábricas e nossos fornecedores”.