Os preços da gasolina e do diesel estão em níveis recordes. Nunca antes vimos esses valores atingirem ou excederem dois euros por litro. Vem entender o motivo agora mesmo!
O aumento de preço tem sido significativo e contínuo, o que fez do enchimento de um tanque de combustível uma preocupação real. Analisamos as razões que levaram a esta situação.
Por quais motivos a gasolina e o diesel aumentaram?
Para lhe dar uma ideia: encher um tanque de gasolina de 50 litros em um HB20, um dos carros mais vendidos no Brasil, custa atualmente R$430 (a 8,50 reais por litro).
No mesmo dia do ano passado, o enchimento do mesmo tanque custou R$200 (a 4 reais por litro). E todos nós nos perguntamos por que o preço da gasolina e do diesel está subindo tão rápido e para estes preços?
1 – O contexto político internacional
Está claro. A guerra na Ucrânia levou a preços mais altos da energia, incluindo os preços dos combustíveis. Basicamente devido às sanções impostas pela comunidade internacional à Rússia, o terceiro maior produtor de petróleo do mundo. Mas a prosperidade do Brasil começou muito antes do conflito. Só em 2021, a gasolina subiu 47% e o etanol 62% IBGE (a alta do etanol também está pesando nos preços da gasolina).
2 – O aumento do preço do petróleo bruto Brent
O preço do barril de petróleo não parou de subir desde abril de 2020, há alguns anos, quando foi cotado a pouco mais de 17 dólares (o que é impensável, neste momento) no meio da pandemia global.
A Covid 19 paralisou a economia, o que forçou uma redução na produção de petróleo. Mas uma vez restabelecida a atividade econômica, os países da OPEP, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo, decidiram não aumentar a produção de petróleo.
Porque é do interesse deles manter o preço de um barril alto. E você sabe, é a lei da oferta e da procura. Sendo assim, se há pouca oferta de petróleo e muita demanda, o preço sobe.
3 – O preço das moedas, a taxa de câmbio
Contudo, influenciou este aumento de preços. Como um barril de petróleo é pago em dólares, se o Real se desvalorizar em relação ao dólar, como vem acontecendo nos últimos anos, o barril acabou nos custando mais.
Guia auto, a sua maior fonte de notícias sobre carros 2023 da internet.