F1: Pole de Charles Leclerc em risco, FIA abre investigação

A FIA está em um rolo: depois de Lance Stroll, Sergio Perez e Alexander Albon, agora Yuki Tsunoda, Guanyu Zhou e a Pole Position de Charles Leclerc também têm que se explicar aos comissários. Eles teriam dirigido desnecessariamente devagar durante sua volta de volta para as boxes no primeiro trimestre.

O vencedor do Grande Prêmio da Austrália, Charles Leclerc, foi convocado pelos administradores da FIA por supostamente “dirigir desnecessariamente devagar no colo” durante a qualificação.

Leclerc superou o rival do título Max Verstappen por mais de um quarto de segundo em Albert Park com uma última volta estelar da sessão. A pole position de Leclerc pode estar em perigo. É relatado que o piloto da Ferrari dirigiu ‘desnecessariamente devagar’ durante uma volta no primeiro trimestre e foi chamado à atenção. O mesmo vale para Tsunoda e Zhou.

Devido às situações indesejáveis que ocorreram repetidamente, quando os motoristas dirigiam devagar, a Fórmula 1 introduziu uma regra para evitar isso. É possível que os três motoristas sejam penalizados, mas os administradores também podem optar por uma repreensão. Foi o segundo polo da temporada do Monégasque, mas ele foi chamado para a sala da equipe por uma possível infração durante o primeiro trimestre.

Dirigir desnecessariamente devagar foi delineado como parte das notas do evento do diretor de corrida da FIA, Niels Wittich, durante toda a temporada, como foi com Michael Masi no ano passado, e se refere ao Artigo 33,4 dos regulamentos esportivos da F1. O líder do campeonato visitará os administradores para defender seu caso, com um resultado potencialmente entregando a Verstappen.

Yuki Tsunoda também está sob investigação pelo mesmo delito. De qualquer forma, a FIA tem um dia agitado, porque Stroll, Perez e Albon também tiveram que se apresentar para o serviço. Stroll saiu com uma penalidade no grid, enquanto Albon foi desclassificado da qualificação. O que vai acontecer com Perez ainda não se sabe.

Guia auto, a sua maior fonte de notícias sobre a F1 da internet.

preloader image
Carregando...