Os Toyota Land Cruisers e Hilux mais ecológicos já estão disponíveis 

Os lendários 4×4 da Toyota Land Cruisers e Hilux agora podem rodar com o diesel renovável HVO100, um biocombustível sintético renovável que reduz as emissões de CO2 em 90%.

No ano passado, a Toyota anunciou um novo e empolgante desenvolvimento para tornar sua linha de SUVs Toyota Land Cruisers e Hilux mais ecológica. Não se tratava da chegada da eletrificação, nem mesmo de um novo motor desenvolvido. 

Eram os familiares motores a diesel da família, só que agora compatíveis com um novo diesel renovável conhecido como HVO100. Um combustível sintético que não continha combustíveis fósseis, mas era proveniente de fontes 100% renováveis. 

Portanto, agora, finalmente, esse novo avanço ecológico chegou ao mercado com o Land Cruiser e a Hilux 2023. Cuja produção começou no início deste ano e que já estão disponíveis na rede de concessionárias Toyota.

Confira Também: BMW i5: rival do Tesla Model S em desenvolvimento

90% menos emissões e o mesmo desempenho

HVO100 significa Hydrotreated Vegetable Oil (óleo vegetal tratado com hidrogênio), um nome que já dá uma ideia de como esse diesel alternativo mais limpo é produzido e já está disponível em muitos países do norte da Europa. 

Ultrapassando a cifra de 4 milhões de toneladas produzidas anualmente, espera-se que chegue a 15,5 toneladas até 2030. Especificamente, ele é o resultado da combinação de óleo vegetal – palma, colza – e resíduos reciclados, como óleo de cozinha.

Toyota Land Cruisers e Hilux

O resultado é um combustível que, além de não conter fósseis, reduz as emissões de CO2 em até 90% em comparação com o diesel convencional. 

Contudo, o melhor de tudo é que a única mudança técnica que o motor teve que sofrer foi um ajuste no sistema de injeção de combustível. Já que o HVO100 é menos denso que o diesel convencional, embora suas propriedades sejam idênticas. 

Na verdade, o desempenho do Land Cruiser e da Hilux movidos por esse combustível não alterado e eles poderão continuar usando o diesel convencional quando necessário.

Confira Também: Hyundai Elantra N Wagon: Mais que um Facelift