Um consórcio de empresas latinas, incluindo o Grupo Renault, lançou o projeto R3CAV (Veículo Robusto, Confiável e Resiliente Conectado e Automatizado para o transporte de pessoas) com a intenção de desenvolver os primeiros veículos autônomos da Renault. Quer ficar por dentro de tudo sobre esse assunto? Então, vamos lá!
Veículos autônomos da Renault
Na verdade, os parceiros já estão desenvolvendo um veículo autônomo para uso na fábrica da Renault. Bem como testando sistemas conectados em veículos altamente automatizados nas ruas.
Este projeto também incluirá o desenvolvimento de tecnologias de conectividade. Geolocalização e condução automatizada que equiparão ambos os protótipos.
Antes de tudo, além da Renault, o projeto também envolve empresas multinacionais de consultoria e empresas de telecomunicações. Portanto, também participam deste ambicioso projeto a empresa de transporte Alsa, a consultoria GMV, a especialista em tecnologia Masermic e a empresa de tecnologia de inteligência artificial (IA) Sigma.
Especificamente, o projeto abordará três desafios
- O desenvolvimento de um novo protótipo de nível L4: veículos altamente automatizados capazes de operar em ambientes controlados. Capazes de gerenciar interações complexas com o ambiente graças à ajuda de uma infra-estrutura avançada. Que ao mesmo tempo será uma fonte redundante de informações para o veículo.
- O desenvolvimento de uma nova plataforma para veículos elétricos autônomos e conectados para futura aplicação como um vaivém adaptável e modular para o transporte de pessoas em estradas urbanas. Cujo nível de automação aumentará progressivamente de L2 (sistemas avançados de assistência ao motorista) para L3 (baixa supervisão).
- O desenvolvimento da tecnologia de comunicação 5G para carros conectados como um sistema avançado de assistência à condução. Todavia, esse desafio visa informar e recomendar as ações mais apropriadas ao motorista, assumindo o controle do veículo, se necessário.
Contudo, o Centro de P&D&I do Grupo Renault em Valladolid, que conta com mais de 1.000 engenheiros. Portanto, é o centro de operações que lidera o projeto. Parece que a inovação tecnológica é uma das linhas seguidas do projeto da Renault.
“A equipe de engenharia do Centro de P&D&I do Grupo Renault no Brasil coloca toda sua experiência, e recursos tecnológicos à disposição de um projeto pioneiro, que sem dúvida contribuirá para o desenvolvimento de tecnologias relevantes no campo automotivo e fortalecerá as capacidades inovadoras graças ao trabalho conjunto de empresas líderes, universidades e centros de pesquisa”, enfatizou Diretor de Engenharia do Grupo Renault.
Guia auto, a sua maior fonte de notícias sobre carros 2023 da internet.