Musk confirma investimento na Índia

Elon Musk disse que um possível investimento da Tesla na Índia é muito provável depois de se encontrar com o primeiro-ministro Narendra Modi em Nova York. Embora isso não signifique necessariamente uma gigafábrica de EV, pode sinalizar que a Índia está aberta a reduzir as tarifas de importação de carros que impediram a Tesla de vender seus EVs no país.

Os primeiros rumores de que a Tesla entraria no mercado indiano surgiram em 2020, embora a fabricante de veículos elétricos e o governo indiano não tenham chegado a um acordo sobre as condições. A Índia tem uma tarifa maciça de 110% sobre veículos importados da China, e Elon Musk não conseguiu convencer as autoridades locais a abrir uma exceção para a Tesla. A Índia queria que a Tesla construísse seus carros no país, mas a montadora americana queria testar o mercado antes de se comprometer com a fabricação local.

No que isso em implica para Musk?

Musk confirma investimento na Índia

Veja mais: Citroën ë-C3: Um carro à preço popular

Esse impasse fez com que a Tesla congelasse seus planos para o mercado indiano e considerasse alternativas, como Indonésia e Coreia do Sul, para possíveis localizações de gigafábricas. Nenhum dos dois é tão atraente quanto a Índia, especialmente porque os outros dois países estão muito mais próximos, geograficamente, do Giga Shanghai. A Índia também é um mercado enorme, embora provavelmente seja mais adequado para modelos básicos. Talvez seja por isso que Musk se encontrou com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, novamente em Nova York na terça-feira e por que as negociações pareceram frutíferas desta vez.

Após a reunião, Modi anunciou “conversas multifacetadas”, enquanto Musk se mostrou mais entusiasmado, anunciando um “investimento e relacionamento significativo no futuro”. Musk também disse que Modi “exortou a Tesla” a investir na Índia. A relação Tesla-Índia entrou oficialmente em uma nova fase com esta reunião, já que países ao redor do mundo cortejam Musk por investimentos locais. Musk confirmou que visitaria a Índia no próximo ano e que Tesla estaria no país “assim que for humanamente possível”.

A Reuters informou que Musk informaria Modi sobre os planos de estabelecer uma base de fabricação na Índia. Isso não significa necessariamente uma gigafábrica de EV, já que os dois homens também discutiram energia solar, baterias estacionárias e exploração espacial. Mais tarde, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Índia twittou dizendo que Modi havia convidado Musk para “explorar oportunidades na Índia para investimentos em mobilidade elétrica e setor espacial comercial em rápida expansão”.

Índia teria infraestrutura para Tesla?

A Índia pode ser um grande mercado, mas carece de uma infraestrutura de carregamento e as vendas de veículos elétricos são quase zero. Embora isso pareça um grande obstáculo, também pode ser uma oportunidade. Há um mercado enorme a ser alimentado com veículos elétricos nas próximas décadas, e a Tesla tem a chance de se tornar o player dominante da região. O EV compacto de próxima geração da Tesla pode ser ideal para o mercado local.

Espera-se que a Tesla escolha um local para sua próxima gigafábrica até o final do ano. A Índia está no topo de seu radar, permitindo reduzir a dependência da China como sua principal base de manufatura. A China se torna cada vez mais uma posição arriscada à medida que as tensões entre Washington e Pequim aumentam. Até agora, a Tesla foi poupada do drama, graças ao ótimo relacionamento pessoal de Elon Musk com os líderes chineses. Ainda assim, isso pode não durar para sempre se as coisas mudarem para pior.

preloader image
Carregando...