O Goodwood Festival of Speed está oficialmente em andamento e a Lamborghini Squadra Corse aproveitou o evento para revelar seu novo carro de corrida LMDh, conhecido como SC63. Definido para competir no Campeonato Mundial de Endurance da FIA de 2024 e no IMSA WeatherTech Sports Car Championship, o SC63 entrará em corridas icônicas, incluindo as 12 Horas de Sebring, as 24 Horas de Daytona e as 24 Horas de Le Mans.
Para competir no cenário mundial, o carro foi equipado com um novo motor V8 biturbo de 3,8 litros projetado especificamente para corridas. Ele apresenta uma configuração de ‘V frio’ que vê os turbocompressores “montados fora do ângulo em V do motor, o que os torna mais fáceis de resfriar e fazer a manutenção”. A Lamborghini continuou dizendo que a configuração reduz o peso e ajuda a otimizar o centro de gravidade do carro.
Especificações para Lamborghini:
Veja mais: Passat Sedã sai de cena para dar vez ao Wegon
O motor está emparelhado com um sistema híbrido e a potência é limitada a 671 cv (500 kW/680 cv) pelos regulamentos. Essa não é a única estipulação, já que a montadora observou que o “conjunto de regras LMDh especifica uma caixa de câmbio padrão, bateria e unidade geradora de motor, o que ajuda a conter os custos de desenvolvimento do protótipo”.
Embora alguns aspectos do carro fossem imutáveis, a montadora observou que fez parceria com a Ligier desde o início e isso lhes deu a liberdade de especificar certos recursos, como o design da suspensão dianteira da haste, a distribuição geral do peso e a facilidade de manutenção de peças críticas.
A influência da empresa pode ser vista em outros lugares, já que o design foi elaborado pelo Centro Stile da Lamborghini e certamente parece ser da marca. Grande parte disso se deve à pintura colorida, bem como às unidades de iluminação em forma de Y que telegrafam sua identidade.
Esses não são os únicos toques especiais, como explicou o chefe de design Mitja Borkert: “Integrado no painel lateral da carroceria, você pode ver um duto NACA inspirado na entrada de ar do Countach. Quando você olha para o arco da roda traseira, demos a impressão de aceleração para a frente, e isso se relaciona com a linguagem de design do arco da roda da Lamborghini que também pode ser vista no Revuelto”.
Supercarro será testado em breve:
O SC63 começará a ser testado em breve e a montadora observou que o carro foi “projetado e desenvolvido para oferecer a mais ampla ‘janela operacional’ possível para otimizar o desempenho, além de ser capaz de cuidar de seus pneus mesmo nas superfícies de pista mais agressivas”. Isso é importante porque os regulamentos são rígidos e a empresa só pode fazer modificações limitadas para se preparar para várias pistas e corridas.
Falando nisso, a Lamborghini fez parceria com a Iron Lynx para rodar o SC63. Um carro competirá no Campeonato Mundial de Endurance, enquanto outro lutará na série IMSA. A lista completa será anunciada ainda este ano, mas os pilotos confirmados incluem os pilotos de fábrica da Lamborghini Mirko Bortolotti e Andrea Caldarelli, bem como os ex-alunos da Fórmula 1 Daniil Kvyat e Romain Grosjean.
O CEO da Lamborghini, Stephan Winkelmann, comemorou a apresentação do carro dizendo: “O SC63 é o carro de corrida mais avançado já produzido pela Lamborghini e segue nosso roteiro ‘Direzione Cor Tauri’ estabelecido pela marca para a eletrificação de nossa linha de produtos”. O executivo acrescentou: “A oportunidade de competir em algumas das maiores corridas de resistência do mundo com um protótipo híbrido se encaixa em nossa visão para o futuro da mobilidade de alto desempenho, conforme demonstrado para carros legais de estrada com o lançamento do Revuelto”.