Jaguar Land Rover registra US $413 milhões (cerca de R$1.292 bilhões) de prejuízo trimestral com escassez de chips. A carteira de pedidos está em 128.000 veículos, diz a empresa, com estoques extremamente baixos.
O diretor financeiro Adrian Mardell disse aos investidores na segunda-feira que a empresa teve uma demanda não atendida de 160.000 veículos. “Esse é provavelmente o número mais alto da história da empresa”, disse ele.
Veja mais: JEEP RENEGADE PCD 2022
“É o nível mais baixo de estoques de revendedores que tivemos, retrocedendo há muito tempo nos livros de história”, acrescentou.
As perdas da JLR contrastam com outras marcas premium, como Mercedes-Benz e Audi, que lucraram com as restrições de fornecimento aumentando os preços, reduzindo os custos de marketing e se concentrando em modelos de margens mais altas.
“O segundo trimestre do ano passado foi uma combinação realmente rica”, disse ele, referindo-se ao período de 30 de junho a setembro. Período de 30, que é contado como o segundo trimestre para a Tata Motors, empresa controladora da JLR com sede na Índia.
Mardell disse aos investidores na chamada de receita que a receita bruta da JLR por veículo foi de 61.000 libras no trimestre, menor do que no mesmo período do ano passado, sem fornecer o valor mais alto. “Acima de 61.000 é uma combinação realmente rica”, disse ele.
A JLR disse que tem como alvo veículos de margem mais alta, como o Range Rover e o Range Rover Sport, já que priorizou os carros para produção, mas não tinha chips para construir o suficiente. “Os problemas de abastecimento afetaram nossas unidades mais valiosas”, disse Mardell.