E-combustíveis são produzidos a partir de recursos renováveis, como solar ou eólico, passaram por um exame mais minucioso recentemente porque a Alemanha pode vetar a nova legislação da UE “totalmente elétrica até 2035”, em favor de manter os veículos movidos a combustível eletrônico isentos das novas medidas. O plano atual é mudar toda a Europa (e o mundo consequentemente) para veículos elétricos o mais rápido possível.
Veja mais: Quais os SUVs mais baratos de 2023? Confira os 5 principais
Isso nos fez querer saber mais sobre esses e-combustíveis e a discussão em torno de seu uso, para entender melhor os argumentos a favor e contra.
O que significa e-combustível?
O combustível eletrônico é uma versão sintética do combustível fóssil. Químicos brilhantes quebraram as cadeias de elementos que compõem o carvão e o gás, principalmente o hidrogênio e o carbono. Usar matéria orgânica com alto teor de carbono e queimá-la para produzir energia não é sustentável porque, eventualmente, embora não em nossas vidas, a matéria orgânica acabará.
Em vez disso, os e-combustíveis são gerados usando fontes de energia descarbonizadas, como eólica, solar ou das ondas. Podem vir na forma gasosa ou líquida e, pelos defensores, são considerados melhores para o meio ambiente, pois o carbono liberado durante a aplicação foi capturado durante a produção.
O que é syngas?
O Syngas está no centro dos “combustíveis renováveis”. É uma mistura de hidrogênio e monóxido de carbono. Em um processo chamado “gaseificação”, pode vir de biomassa, e-combustíveis ou combustíveis solares. Syngas é transformado em um líquido, que então pode substituir o combustível fóssil que usamos agora.
Por que todos nós não usamos combustíveis sintéticos, se eles são tão bons?
Ótima pergunta. Embora ser neutro em carbono seja muito bom, a quantidade de energia necessária para produzir gás de síntese não é insignificante. Os três processos industriais podem ser chamados de “biomassa para líquido”, “energia para líquido” ou “sol para líquido”.
Os principais problemas com todos os três são escala e eficiência. Como um globo, usamos toneladas de combustível. A biomassa exige que cultivemos plantas que depois se transformam em biocombustível. Os críticos argumentam que cultivar alimentos para combustível industrial quando muitos países enfrentam pobreza e fome é antiético. É verdade que a terra fértil poderia ser melhor aproveitada, mas separar o hidrogênio da água – para obter “energia para líquido” também é uma grande sede de energia. Ambas as opções são vistas como processos indiretos, ou seja, algo deve ser colocado para retirar a energia.
‘Sol para líquido’ pode parecer o melhor caminho, onde todos os países poderiam se beneficiar. Exceto talvez os países presos no círculo ártico seis meses do ano. No entanto, de acordo com o Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), a conversão de energia solar em combustível tem uma eficiência máxima de sete por cento. O atual objetivo realista é atingir 20% de eficiência, atualmente considerado otimista.
Do que é feito e-combustível?
Hidrocarbonetos (hidrogênio e carbono). O processo pode depender da rota, conforme descrito acima, mas uma maneira é primeiro quebrar a água em hidrogênio e oxigênio, usando eletricidade renovável (espero) e o processo de eletrólise, depois extrair o hidrogênio.
Na segunda etapa, uma mistura de hidrogênio e monóxido de carbono (criando o importantíssimo gás de síntese) é submetida, por exemplo, ao processo Fischer por meio de uma série de reações químicas. Essa é a versão Chemistry 101, de qualquer maneira.
Poderíamos evitar o uso de um veículo elétrico usando um carro movido a combustível elétrico?
É o que a Alemanha considera, pelo menos para alguns supercarros. A Porsche tem uma participação em um negócio de e-fuel. No entanto, outros órgãos da indústria dizem que será muito caro operar carros com combustíveis eletrônicos e eles teriam uma aplicação mais bem-sucedida na aviação. Os fabricantes de automóveis têm falado sobre o uso de hidrogênio por quase quatro décadas, e isso ainda não aconteceu, então, se isso é alguma coisa, esses corpos podem estar certos. O tempo vai dizer. Enquanto isso, o rolo compressor EV continua.