Uma versão 100% elétrica da próxima geração do popular BMW i5 já está sendo desenvolvida na Alemanha. Primeiro foi o i3 e, agora, os representantes elétricos da família de veículos elétricos da BMW são um quarteto de modelos que, em breve, receberão um novo membro. Estamos falando, é claro, do BMW i4, BMW i7, BMW iX e BMW iX3.
Nesse meio tempo, vimos um híbrido chamado i8, que introduziu um conceito ligeiramente diferente de carro esportivo eletrificado. Mas agora esse nome é passado e a próxima adição à família i da marca alemã será o i5.
Confira Também: Hyundai Elantra N Wagon: Mais que um Facelift
Características gerais do BMW i5
Em 2017, informamos sobre um hipotético sedã estilo cupê que chegaria ao mercado dois anos depois com o mesmo nome, mas isso nunca aconteceu.
Com relação à primeira, foi uma série de fotografias que nos eram muito familiares, pois a unidade exibida é praticamente uma cópia da nova geração do BMW Série 5.
Isso se deve à camuflagem utilizada pela marca alemã para ocultar todas as características estéticas de ambos os modelos, embora se olharmos de perto descobrimos duas diferenças: por um lado, o adesivo que acompanha o veículo; por outro, a tomada elétrica.
Com relação ao primeiro, o título “veículo elétrico de teste” pode ser visto nas laterais e na traseira, ao contrário do modelo padrão, que tinha um adesivo com uma inscrição diferente. Quanto ao último, ele está localizado no lado direito do BMW i5, enquanto na versão híbrida plug-in está no lado esquerdo do veículo.
Fora isso, não há diferença. No entanto, quando a camuflagem distintiva desaparecer, vários detalhes se tornarão visíveis, o que nos permitirá identificar rapidamente qual é a versão 100% elétrica. Ela terá molduras decorativas e emblemas distintos, possivelmente em azul, enquanto o interior também terá alguns detalhes distintos.
Especificações técnicas do BMW i5
Embora tudo sugerisse que ele usaria uma configuração semelhante à do seu irmão i4, com uma versão de acesso e um único motor.
De fato, esse será o caso: o nível de entrada será coberto pelo i5 eDrive40, que oferecerá mais de 300 cv e um torque máximo de cerca de 450 Nm. Sendo o eixo traseiro o único responsável por digerir toda essa energia.
Acima dele, haverá uma variante de alto desempenho, com dois motores elétricos e tração nas quatro rodas. Gerando mais de 600 cv para competir com o Tesla Model S ou o Mercedes EQE.
Confira Também: Dacia Duster ‘CarPoint’ Yellow Edition