Na última vez que a BMW e McLaren trabalharam juntos construíram o que muitos supõem ser o supercarro analógico final, o McLaren F1. Gordon Murray projetou uma máquina magnífica, e a BMW construiu uma V12 igualmente gloriosa e naturalmente aspirada. Ao que tudo indica, mais novidades estão chegando por aí!
Esta relação começará novamente quase 25 anos após sua conclusão, e está prevista a chegada de não um, mas dois carros totalmente novos. A relação será mutuamente benéfica, já que a BMW já teria um supercarro para lançar uma série de veículos elétricos mais rápidos. Da mesma forma, a McLaren teria o SUV em seu alcance que precisa tão desesperadamente ganhar dinheiro como um “veículo de mercado de massa”, enquanto ainda é um McLaren.
BMW e McLaren se unem novamente para construir um supercarro?
Há anos circulam rumores da empresa alemã e britânica trabalhando juntas, muito provavelmente por causa da conexão da Fórmula 1. O relacionamento é de fato o sonho molhado de um departamento de marketing que se tornou realidade, mas nunca se concretizou. O executivo da BMW informou ter terminado o negócio quando a Audi começou a farejar por aí. O CEO da McLaren, Zak Brown, confirmou que manteve conversas com a Audi, portanto os receios da BMW não foram exatamente injustificados.
Agora que as aspirações da Audi de entrar na primeira classe são um segredo aberto, a BMW e a McLaren podem retomar as conversações sem medo de vazamentos de informação. Se a história da categoria é algo que vai passar, a McLaren não pode se dar ao luxo de estar no centro de outro escândalo de vazamento (lembre-se do Spygate em 2007?).
McLaren e BWM
E embora a McLaren possa ser uma marca de nicho, ela pode ajudar a divisão M (otorsport) da BMW a competir no segmento de supercarros com motores médios. Até hoje, a BMW só construiu a M1 (1978) e a i8 (2014), nenhuma das quais foi um sucesso de vendas. A McLaren, entretanto, passou do MP4-12C para o Artura em pouco mais de uma década, com o motor V8 de dupla turbina (primeiro 3,8 litros, depois 4,0) alimentando inúmeros outros modelos baseados em Woking.
Ainda assim, a McLaren precisa de ajuda no lado da SUV elétrica para fazer mais dinheiro, e ainda mais após a venda de suas instalações. A BMW terá muita experiência para compartilhar graças a modelos como o iX, e a todos aqueles que ainda estão por vir. Além disso, sabemos que a BMW já está trabalhando na tecnologia de baterias de estado sólido, razão pela qual a McLaren poderia pular uma geração de veículos elétricos, e ainda estar pronta para a próxima mudança de jogo.
Guia auto, a sua maior fonte de notícias sobre carros 2023 da internet.