Audi pode usar carros antigos para construir novos

O mais novo projeto da Audi é um que na verdade parece um pouco antiquado: construir carros novos usando materiais reciclados dos antigos.

Audi pode usar carros antigos para construir novos
Audi

Veja mais: Toyota Aygo X Cross Undercover: uma edição especial muito na moda

Por mais simples que pareça, na verdade é algo que raramente é feito, e ainda mais raramente bem feito. O aço das carrocerias recicladas tende a ir para o lado estrutural do negócio de construção, o alumínio tende a ser misturado com ligas de menor qualidade usadas para fundir peças de motor (algo com data de término definida) e os plásticos tendem a não ir a lugar nenhum rapidamente.

Audi planeja construir carros novos a partir de antigos

Mas agora a Audi, juntamente com “15 parceiros dos setores de pesquisa, reciclagem e fornecedores”, está no processo de descobrir como transformar Audis antigos em novos. O programa piloto, chamado MaterialLoop, já produziu uma maneira de reutilizar aço em “15.000 peças internas de portas para o Audi A4” e plástico de grades antigas para capas de cinto de segurança no Q8 e-tron desde seu início em outubro de 2022, e seus diretores estão de olho em descobrir como reter alumínio e vidro de “alta qualidade” antes que o programa termine em abril.

Se você, como nós, pensou que o alumínio poderia ser reciclado infinitamente, tornando-se latas de coca-cola em uma vida, um trilho de combustível em outra e uma mountain bike na terceira, temos más notícias. Aparentemente, isso é uma tarefa mais difícil do que você pensar. O alumínio é frequentemente ligado para atender a requisitos específicos de força, custo, resistência à corrosão e assim por diante, e quando todos os produtos à base de alumínio são reciclados indiscriminadamente, isso deixa tudo como um produto de qualidade inferior que é comercialmente inviável para refinar de volta ao puro, material digno de painel de corpo. Portanto, há muito o que descobrir aqui.

Essencialmente, o objetivo final é que nenhum material novo seja adicionado e nenhum seja descartado. Parece ótimo, mas é um estágio bastante complicado de se chegar, envolvendo cada passo, das pedras ao depósito de lixo. Não é de admirar, então, que a Audi tenha recrutado tanta ajuda.

De qualquer forma, cada parte do programa para reutilizar Audis antigos para construir novos tem um sufixo de ‘loop’ (MaterialLoop, PlasticLoop, MillimetresOfFollowingDistanceLoop) e devemos começar a ver mais resultados nos próximos anos. Mesmo que pareça algo que deveríamos estar fazendo o tempo todo.