A radiografia que a JATO Dynamics faz todos os anos do mercado mundial de automóveis serve para estabelecer o ranking dos carros mais vendidos em todo o mundo, com carro de um milhão … e nos mostra, mais uma vez, que o que conhecemos no Brasil não corresponde necessariamente a uma tendência global.
Veja Também: O Ford Mustang Mach-E: quer ser mais popular, barato e potente
Toyota, líder absoluta do mercado
A Toyota, principal fabricante mundial e a marca com mais vendas em todo o mundo, é a líder absoluta do mercado, com o RAV-4 na liderança e o sedã Corolla em segundo lugar. Mas a surpresa é o surgimento do Tesla Model Y no último lugar do pódio. Tornando-se, ao mesmo tempo, o carro elétrico mais vendido do mundo.
Além disso, a Tesla é a única marca a ter mais de um modelo no top 10, além da Toyota. Que tem nada menos que cinco veículos (além dos já mencionados, aparecem o Camry, a Hilux e o Corolla Cross).
Enquanto a marca de Elon Musk também tem o Model 3 nesse ranking. O único Ford no top 10 é o F-150 e a Honda e a Nissan também têm um representante nesse hall da fama: o Honda CR-V e o Sentra, respectivamente.
Quantos carros são vendidos no mundo todo?
De acordo com dados da JATO Dynamics (com números oficiais de 53 mercados e estimativas de mais de 90 mercados adicionais), 79,4 milhões de carros (incluindo picapes, veículos comerciais leves e vans leves) foram vendidos em todo o mundo no ano passado.
Embora esse seja um número enorme, ele está abaixo do ano anterior (quando foram registradas 80,7 milhões de entregas)… Ainda assim, mercados emergentes como Índia, Oriente Médio, África e Sudeste Asiático aumentaram seu peso globalmente. Respondendo por 24% dos registros globais (para referência, América do Norte, Europa e China respondem por 69%).
Alguns dos fatores que desaceleraram o crescimento nos últimos meses foram a crise dos semicondutores e a falta de suprimentos, além dos efeitos da guerra na Ucrânia, especialmente a queda nas vendas na Rússia.
Toyota: seu duplo sucesso… e o carro de um milhão
A Toyota se consagrou como líder mundial de vendas em 2022, aumentando também suas entregas em 0,3%. Nada menos que 13 em cada 100 carros entregues no mundo levam o selo japonês. E, no entanto, sua força não está exatamente em sua autonomia elétrica.
No entanto, há dois fatores que explicam esse sucesso: o aumento das vendas na China. Que ultrapassou o Japão e os Estados Unidos como seus principais mercados e, acima de tudo, sua força no mercado de SUVs.
Que cresce de forma constante (apesar da queda geral nas vendas de cerca de 2%, os SUVs cresceram na mesma proporção). A Toyota já vende mais carros com esse tipo de silhueta do que a Volkswagen, líder até este ano nesta seção.
O crescimento da BYD se destaca, pois é a marca que está progredindo mais em 2022. A gigante chinesa é a segunda maior fabricante de carros elétricos do mundo, depois da Tesla, e já está se aproximando da cifra de um milhão de unidades movidas a bateria (assinou 911.000 depois de crescer nada menos que 184%).
Veja Também: Honda HR-V x Jeep Renegade: qual SUV você deve comprar?