O Honda Civic Type R sempre foi considerado um dos carros esportivos compactos de referência. De fato, há muitos que, sem dúvida, o rotulam como o carro de tração dianteira mais rápido do mundo.
A verdade é que ele manteve esse título durante anos de uma forma muito particular: com recordes consecutivos em Nürburgring. Agora que a maioria de seus rivais mudou para a tração integral, o carro japonês de cinco portas ainda mantém sua personalidade e surpreende com um novo recorde.
Veja Também: Fiat Pulse Impetus 2023: problemas na bomba de óleo
Honda Civic Type R mais rápido do mundo
Primeiramente, o último Type R, que foi lançado no final do ano passado, melhorou alguns aspectos, como a potência e o ajuste. Ele conseguiu estabelecer um tempo de 7 minutos e 44:881 segundos no mítico Nordschleife, aqueles 20,8 quilômetros que foram carinhosamente apelidados de “Inferno Verde”.
Isso é suficiente para estabelecer um novo recorde para um carro de produção com tração dianteira. A geração anterior fez quase um segundo a menos, mas isso foi no outro percurso, um pouco mais curto.
A volta rápida obtida graças à atualização da potência do motor VTEC de quatro cilindros e 2.0 litros turboalimentado. Ele agora produz 329 cv e 420Nm de torque, tudo vinculado à transmissão manual de seis velocidades.
Sendo assim, o desempenho foi significativamente aprimorado, com aceleração de 0 a 60 km/h em 5,4 segundos e velocidade máxima de 275 km/h. Diversas melhorias aerodinâmicas também destacadas, especialmente os elementos da parte inferior da carroceria e o spoiler traseiro.
O aumento da distância entre eixos (+35 mm) e o ajuste da suspensão traseira multi-link também tiveram um papel importante. Embora seja preciso dizer que eles usaram um truque para bater o recorde.
Contudo, eles o equiparam com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 Connect, que são opcionais no compacto. De qualquer forma, ele serve para consolidar sua posição como o rei da tração dianteira.
Veja Também: Kia EV6 GT: O elétrico mais rápido que um avião de caça