Depois do híbrido E-Ray, parece que a GM quer expandir a etiqueta Corvette. Com uma nova plataforma elétrica, da qual vai ser a primeira elétrica em 2026.
Já há algum tempo que ouvimos falar dos planos da GM de expandir a etiqueta Corvette para uma marca própria com mais modelos para além do supercarro que todos há hoje.
Não só isso, mas os planos são de criar uma linha completa de modelos elétricos dentro da Corvette. A este respeito, as últimas informações sobre esta iminente gama elétrica apontam para um modelo de quatro portas a chegar ao mercado em 2026, seguido por um SUV em 2027.
Veja Também: Volkswagen construirá fábrica de baterias no Canadá
Com uma plataforma dedicada
Antes de tudo, estes Corvettes 100% eléctricos não devem ser construídos sobre a famosa plataforma flexível Ultium skateboard-like da General Motors que atualmente sustenta cada modelo eléctrico de nova geração do grupo americano. Desde o Cadillac Lyriq e Celestiq até ao GMC Hummer EV e Chevrolet’s Silverado EV, Blazer e Equinox.
Em vez disso, estes novos modelos serão construídos sobre uma arquitectura premium única da Corvette. Segundo a AutoForecast Solutions é uma fonte separada que deseja permanecer anônima. Em qualquer caso, a energia para estes Corvette elétricos vai vir da última versão da GM dos seus pacotes de baterias modulares Ultium.
Dado o tratamento especial ao estilo Skunkworks dado ao desenvolvimento da Corvette ao longo dos anos. Esta arquitetura EV “específica” vai ser sem dúvida otimizada para fornecer um chassis de alto desempenho.
A GM está com a estratégia da marca Porsche, que tem usado o ADN 911 para se expandir para o mundo dos SUV durante algumas décadas. Mais recentemente, para o mundo elétrico com o Porsche Taycan, sob a forma de um coupé de quatro portas.
Portanto, esta última informação sobre o calendário previsto para este Corvette de longa data entra em conflito com histórias recentes que o crossover elétrico poderia lançar já no próximo ano como modelo 2025.
Um V8 de 1.000 CV e depois um C9 totalmente elétrico
Entretanto, espera-se que o híbrido Corvette E-Ray chegue no segundo semestre deste ano. Pense numa estratégia semelhante à Polestar, com o híbrido Polestar 1, antes de passar a ser totalmente elétrico com modelos posteriores.
Se a Chevrolet introduzir um Corvette com a gama MY 2025, vai ser o último Corvette V8. Um Zora de 1.000 cv, com o nome do famoso chefe de engenharia Arkus-Duntov, diz outra fonte.
E que tal um carro esportivo Corvette de dois lugares como os que sempre vimos, mas com 100% de potência elétrica? A AutoForecast Solutions não tem tal modelo na sua futura linha temporal, juntamente com modelos de quatro portas e crossover.
Contudo, outra fonte sugere que um Corvette EV de dois lugares vai vir depois dos outros dois modelos eléctricos a bateria com a designação MY 2028. O nome C9, para acolher a nona geração do carro desportivo americano.
Guia auto, a sua maior fonte de notícias sobre carros da internet.