As coisas ainda estão se restabelecendo depois dos bloqueios do COVID-19, e muitos países relaxaram as medidas e as faixas estão voltando ao calendário. O mesmo deveria acontecer com o Grande Prêmio da China, mas não aconteceu.
Veja mais: Alpine F1: Solução chega para a temporada 2023
Bem, pelo menos não à primeira vista. No início de dezembro de 2022, foi anunciado que o local não realizaria uma corrida de Fórmula 1 em 2023 devido à política Zero-COVID do país. Quase um mês depois, isso parece ter mudado na hora.
Há uma razão para isso. No final do ano passado, a China anunciou que suspenderia suas medidas de quarentena de entrada a partir de 8 de janeiro. Essa foi uma das, senão a maior razão pela qual a Fórmula 1 não iria correr em Xangai nesta temporada. Com isso fora do caminho, as discussões estão em andamento para um retorno.
De acordo com a rede chinesa Motorsport, conversas internas já foram realizadas em Xangai. Além disso, um contato preliminar foi feito com o órgão dirigente da Fórmula 1, sobre a adição da pista de volta ao calendário.
Embora isso não seja uma garantia, representa uma possibilidade para os torcedores que gostam de assistir às corridas naquele local. Até agora, é relatado que várias partes continuarão a discutir assuntos relacionados após o feriado de Ano Novo.
Ainda assim, há um elemento de urgência em jogo aqui, devido à logística insana envolvida na Fórmula 1, bem como em outros esportes motorizados. Tudo precisa ser transportado ao redor do mundo para que as corridas aconteçam e isso requer planejamento.
Normalmente, isso começa a acontecer no final de janeiro e todos os fatores devem ser conhecidos neste momento. Há também a questão de adicionar mais uma corrida a uma temporada já lotada, composta por 23 corridas confirmadas. Para ser justo, Xangai deveria ser o 24º evento antes do anúncio de cancelamento original.
Ainda assim, provavelmente houve discussões sobre uma substituição, e adicionar o GP da China de volta pode estar fora de questão. Embora nada tenha sido anunciado, o 4º evento ainda aparece como TBC (não cancelado) no site oficial da Fórmula 1, sugerindo a possibilidade de outro local estar sendo considerado.
Seja qual for o resultado final, é definitivamente uma situação ganha-ganha para os fãs que terão uma corrida adicional para desfrutar. Se o Grande Prêmio da China conseguir voltar ao calendário, também será a primeira vez que o piloto chinês da Alfa Romeo, Guanyu Zhou, participará de uma corrida em casa.