A manutenção deste motor Seat Leon parece uma cena da franquia de filmes Alien. Embora as frequentes trocas de óleo em veículos movidos a ICE sejam amplamente consideradas de conhecimento comum, há casos de extrema negligência compartilhados por mecânicos de automóveis surpresos.
Veja mais: Alpine F1: Solução chega para a temporada 2023
A maioria das montadoras sugere intervalos de troca de óleo de 6 ou 12 meses, ou após percorrer 12.070-24.140 km. Infelizmente, este Seat Leon 1.8 TSI passou muito mais tempo nas estradas entre os serviços, como comprovado pelo estado do óleo. O hatchback compacto espanhol, que é um parente próximo do VW Golf, entrou na loja com uma luz de verificação do motor, apenas para a inspeção revelar que o proprietário não havia trocado o óleo por 96.560 km.
Essa massa viscosa preta que parece uma espécie de xarope espesso começou a vida como um lubrificante de motor de cor clara há muito tempo. Este tipo de óleo provavelmente causou danos ao motor, que neste caso é o amplamente utilizado moinho de quatro cilindros 1.8 litros turbo do Grupo VW. O pobre carro tentou avisar o motorista com a luz do check engine, enviando um erro devido ao mau funcionamento do variador da árvore de cames, em seu último esforço para salvar seu coração moribundo.
O vídeo foi postado originalmente pelo usuário do TikTok @cundo110 e incluído em uma compilação carregada no YouTube pelo canal Just Rolled In. Se você está pensando que esse tipo de incidente só ocorre em veículos usados antigos, pense duas vezes.
A compilação mostra outro exemplo de negligência, desta vez em um Ford Mustang Shelby GT500 da geração anterior. O dono do carro pônei veio para uma nova embreagem quando o mecânico percebeu que não havia trocado o óleo por 75.639 km. O estado do lubrificante no V8 de 5,4 litros superalimentado era tão ruim quanto você pode esperar, fazendo-nos coçar a cabeça em descrença.
Além dos problemas relacionados ao óleo mencionados acima, o vídeo inclui alguns outros casos interessantes, como um Land Rover Discovery Sport com gasolina enchendo seu reservatório de refrigerante em vez do tanque de gasolina, ou uma roda voando de um Lada velho e atingindo um ciclista desavisado.