O novo SUV cupê da marca dirigida por Luca de Meo saiu. O novo Renault Rafale é agora o modelo mais luxuoso da marca, tomando o título de carro-chefe, primeiro do Talisman, e depois do Espace. Entre suas novas características, compartilha um detalhe com a exclusiva Ferrari Purosangue, o que você não esperaria.
Portanto, uma das grandes novidades da Renault para 2023 foi a introdução de um modelo topo de linha. O Talisman, e mais tarde o Espace, foram encarregados de preencher um segmento de mercado dominado por marcas alemãs, onde a presença de outras marcas mais generalistas é um verdadeiro desafio.
Veja Também: Renault Rafale chegou e ganha uma variante de alto desempenho
Novo Renault Rafale
O novo Renault Rafale nasceu com o objetivo de cobrir os segmentos D e E, mas não atingiu seu objetivo. Ao mesmo tempo em que o Espace deixou de ser um dos MPVs mais procurados para se tornar um crossover e depois um SUV.
A marca do diamante vê o novo Rafale como o sucessor de um dos modelos mais desejados pela marca francesa e pelos amantes de carros. O Safrane Baccara, de meados da década de 1990, considerado uma das referências no segmento.
E devido ao alto desempenho alcançado por seu potente motor V6 biturbo. Mas, além disso, o novo SUV coupé de luxo francês tem um dispositivo importante que é único em sua categoria e que compartilha com a Ferrari Purosangue.
Um detalhe que só a Ferrari Purosangue oferecia
Antes de tudo, os carros italiano e francês têm assentos esportivos nos bancos dianteiros. Apesar das grandes diferenças na qualidade do estofamento, compartilham o mesmo design de reforço lateral.
Os assentos envolventes, que só estarão disponíveis na versão Esprit Alpine, projetados para fornecer apoio lateral quando as qualidades dinâmicas do novo Renault Rafale estiverem em plena exibição, especialmente quando o carro estiver liberando suas qualidades dinâmicas, especialmente quando estiver fora de controle nas curvas.
A Renault optou por um material têxtil ecológico usado no Purosangue, e em nenhum outro modelo no mercado. Também aproveitou a oportunidade para adicionar detalhes decorativos no estilo dos protetores de jaqueta de motociclistas.
A parte central do assento do banco e o encosto são estofados em Alcântara perfurada com um tecido azul na parte de trás com o logotipo da marca esportiva francesa que se acende no ritmo dos batimentos cardíacos do motorista. Quando as sensações ao dirigir se tornam mais intensas, a iluminação aumenta.
Contudo, o novo Renault Rafale vendido apenas com trens de força híbridos, duas versões “híbridas E-Tech” com tração dianteira com 200 cv e tração integral com 300 cv.
Sendo assim, a primeira estará disponível no lançamento do mercado na primavera de 2024 e em dois níveis de acabamento – “Tecno” e “Esprit Alpine” – por volta de maio. A opção mais potente chegará no verão do próximo ano, e somente no segundo acabamento.