Ford Maverick: o que é melhor, o híbrido ou o a gasolina?

O Ford Maverick reduz o consumo em 30% e não paga pela placa de identificação. O a gasolina tem mais potência, é 4×4 e custa menos. Então, qual deles você deve escolher?

A Ford apresentou a versão híbrida do Maverick, que convive com a opção 100% a gasolina. E, a partir daí, surge a pergunta: qual versão você deve comprar? 

Eu mesmo tive essa dúvida quando a Ford apresentou o Maverick Hybrid para a imprensa. Então, aqui vai uma breve análise das características de cada versão do Maverick para ajudá-lo a entender qual delas seria a mais adequada…

Veja Também: A Tesla e a Toyota lideram as vendas globais no início de 2023

O que é melhor, o híbrido ou o a gasolina?

Rapidamente, caso você não saiba ou ainda tenha dúvidas: um veículo híbrido, como esse novo Maverick Hybrid, combina um motor de combustão (a gasolina, nesse caso) com um elétrico. 

Dependendo do que for necessário, ele funcionará apenas com o motor elétrico, apenas com o motor a combustão ou com os dois ao mesmo tempo (o motorista não precisa se preocupar, pois o veículo faz essa escolha de forma inteligente). 

Esse tipo de híbrido não é conectado à tomada e a bateria é recarregada automaticamente. Benefícios? Os principais benefícios são a redução do consumo de combustível e a diminuição das emissões de poluentes.

Ford Maverick

Tem uma potência máxima combinada de 194 cavalos, gerada conjuntamente pelo motor a gasolina de 2,5 litros e pela tração híbrida (você pode ver mais dados técnicos no arquivo para download no final da nota). 

A tração é dianteira. O equipamento é o máximo disponível, chamado Lariat. Por outro lado, o Maverick, também Lariat, mas “não híbrido”, que foi lançado em 2021 e ainda está à venda, é equipado com um motor turbo-naphtha de 2.0 litros com 253 cv. 

Em outras palavras, ele tem 59 cv a mais do que o híbrido. Nesse caso, a tração é 4×4. E atenção: ele vale quase $2 milhões de pesos a menos. O preço de tabela em maio de 2023 é de $14.378.000. 

Também é importante observar que existe uma versão XLT 4×2 a gasolina por $10.990.000, mas não a estou considerando nesta análise por ser menos equipada.

Outra vantagem da versão híbrida do Maverick é que, ao entrar na categoria de veículo “verde” (por sua menor poluição), ele desfruta de um benefício fiscal. Especificamente, ele não paga o imposto “Patente”. 

Motor e aceleração

Além disso, você pode desfrutar de um motor muito potente, que, com seus 253 cv, transforma o Maverick em um míssil. Quase, eu diria, um carro esportivo, pois ele acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,5 segundos.

Por outro lado, se você for um viajante urbano, a versão híbrida é uma alternativa muito inteligente. E aqui está um ponto a ser levado em conta: quanto mais você usar a picape no trânsito urbano, mais apreciará a redução no consumo de combustível. 

Porque é no uso urbano que o sistema de acionamento híbrido se destaca. Quanto mais pesado for o trânsito, quanto mais lotado estiver, mais tempo o modo 100% elétrico – ou pelo menos combinado com o modo de combustão – funcionará e mais você economiza na bomba de combustível. 

De acordo com a Ford, a economia de combustível é de até 30%. Por outro lado, se você sair para a estrada, em velocidade constante, o sistema híbrido perde “peso” na equação, pois o veículo precisará muito do motor a combustão nesse momento de uso. Em outras palavras, você dificilmente perceberá a economia de combustível.

Veja Também: Empresa japonesa decide que a F1 é o futuro

preloader image
Carregando...