O motor evo 1.5 TSI é uma das pedras angulares do Grupo Volkswagen. Este motor a gasolina tem sido instalado nos veículos Audi, Skoda, Seat, Cupra e Volkswagen, o gigante alemão nos últimos quatro anos. Chegou inicialmente em uma versão de 150 cv, seguida pouco depois por uma variante de 130 cv. Novi motor, o 1,5 TSI evo2. Vem conferir tudo sobre o assunto!
A Volkswagen anunciou agora uma evolução deste motor, que será renomeado 1,5 TSI evo2. A VAG afirma que ela oferece maior eficiência, menores emissões e uma potência de até 272 hp. O que há de novo neste motor renovado? Vamos descobrir.
O 1.5 TSI evo2 faz sua estréia no Volkswagen T-Roc
O Grupo Volkswagen decidiu reajustar um de seus motores mais populares, a fim de melhorar a eficiência e o desempenho. E não esqueçamos que este motor é vendido em todo o mundo, não apenas no Brasil, com mais de quatro milhões de unidades por ano.
Parece que esta evolução dos quatro cilindros estreará em uma versão de 150 cv no Volkswagen T-Roc e T-Roc Cabrio, recentemente atualizado, embora em breve será estendida ao resto dos modelos de médio porte do grupo alemão.
As principais novidades do motor 1.5 TSI evo2, conhecido como EA 211, são as seguintes:
Novo sistema anti-poluição
Antes de tudo, esta grande atualização mecânica melhora o sistema antipoluição. Para as emissões, o conversor catalítico de 3 vias e o filtro particulado foram integrados em um único módulo. A Volkswagen afirma que isso melhora a eficiência do sistema e também reduz o uso de materiais preciosos na produção.
Sistema ACT melhorado, o sistema de desativação do cilindro
Um dos sistemas que mais ajudou este motor a reduzir o consumo de combustível foi a desativação do cilindro, conhecida como ACT. Agora é o ACTplus e, segundo o fabricante, melhora a ativação e desativação dos dois cilindros para garantir o funcionamento suave do motor.
O processo de combustão foi otimizado em operação de dois cilindros, o que também permitiu ampliar a faixa operacional do sistema de gerenciamento de cilindros ativos.
O segundo e terceiro cilindros não disparam quando o motor está funcionando a velocidades e cargas médias e baixas. Esta mudança é quase imperceptível.
Sendo assim, a eficiência aumenta nos cilindros ativos, enquanto os cilindros médios simplesmente permanecem praticamente sem perdas. Eles se tornam ativos novamente quando a pressão do acelerador é aumentada.
Contudo, na variante anterior, esta 1.5 TSI apresenta um tempo de válvula variável dependente da carga e da velocidade, ótima refrigeração e gerenciamento de temperatura na câmara de combustão, tecnologia de turboalimentação de geometria variável e pressões de injeção de combustível de até 350 bar.
Guia auto, a sua maior fonte de notícias sobre carros 2023 da internet.