A Transmissão elétrica modular aprimorada da ZF chega em 2025. Se trata de um sistema de e-drive do fornecedor que promete ser mais leve, mais potente e mais eficiente para ajudar a atender a crescente fome mundial por motores VE.
Veja mais: CRUZE SEDAN PCD 2022
A evolução e o aprimoramento de dispositivos mecânicos em um automóvel há muito se concentram no motor de combustão interna. Com a lenta mudança para powertrains elétricos em andamento, não deveria ser surpresa que a indústria esteja reorientando os talentos de engenharia para tornar os motores elétricos de próxima geração mais eficientes. Isso é exatamente o que a ZF anunciou esta semana.
Na verdade, a ZF disse que tornou não apenas o motor, mas o sistema geral, ou o que chama de e-drive, mais eficiente. Isso também exigiu melhorar a eletrônica de potência, a transmissão e o software de controle. A ZF oferecerá seus novos sistemas de e-drive às montadoras como um sistema modular a partir de uma das três configurações básicas a partir de 2025.
Os componentes individuais estarão disponíveis mais cedo. A ZF disse em seu anúncio que há um acúmulo de motores elétricos e seus componentes de trem de força relacionados no valor de quase US$ 26 bilhões (130 milhões de Reais).
ZF 2025: Mais leve, menor, mais poderoso
Esse tipo de potencial de negócios levou a ZF a retrabalhar algumas ideias básicas em suas ofertas atuais de e-drives. Uma nova caixa de redução coaxial usa duas engrenagens planetárias integradas para gerar a relação de eixo desejada, além de atuar como um diferencial integrado.
A ZF disse que seus novos e-drives seriam adequados para uso em veículos de passageiros e comerciais. Uma razão para isso é que a potência contínua do motor elétrico foi aumentada para até 85% da potência de pico. Apesar de todas essas melhorias, os novos e-drives são mais leves, menores e não comprometem a eficiência, ruído ou vibração, disse a ZF.
Melhorias físicas no sistema incluem novos métodos de resfriamento e enrolamento no motor. Um enrolamento trançado exclusivo desenvolvido pela ZF é uma abordagem modificada em estilo de grampo que é mais compacta e tem muito menos pontos de soldagem.
O tamanho menor ajuda a reduzir o tamanho do motor em cerca de 10%, o que resulta em uma redução semelhante na quantidade de matéria-prima necessária. O novo sistema de resfriamento de slots que envia óleo diretamente ao redor dos enrolamentos de cobre também reduz a quantidade necessária de elementos de terras raras pesados, para uma quantidade tão pequena que pode ser “em grande parte dispensada”, disse a ZF.
A ZF oferece motores em uma ampla gama de saídas e configurações, operando em 400 ou 800 volts, síncronos ou assíncronos de ímã permanente, e com potências que variam de 67 a 738 cavalos de potência.
No lado da eletrônica e do software, a ZF desenvolveu novos conversores DC-DC de alta tensão para EVs alimentados por um sistema de célula de combustível de hidrogênio. A ZF também está introduzindo a “tecnologia de pacote discreto” em seu sistema de eletrônica de potência porque requer menos tipos de componentes do que os módulos de potência convencionais.