O Xiaomi MS11 sedan elétrico com características autônomas deve estar pronto para o mercado até 2024. Ninguém duvidava que Xiaomi estava levando a sério seu carro elétrico porque.
Ao contrário do da Apple, há amplas evidências de sua evolução ao longo do tempo. Na verdade, tem até uma data de lançamento (2024) e, a partir de hoje, parece definitiva.
Veja Também: Toyota o número 1 mundial depois de vender 10,5 milhões de carros
O Xiaomi MS11, vazado na China
Porque a mídia chinesa vazou o que parecem ser as imagens definitivas do primeiro carro do fabricante oriental, um verdadeiro poder na telefonia móvel e que também pretende competir em uma indústria tão competitiva que é a automobilística. O Xiaomi MS11 seria o desafio da empresa e é assim que ela se pareceria.
Como pode ser visto, estamos falando de um sedan de três corpos – uma silhueta muito ao gosto dos asiáticos, mas diferente do SUV para o qual as fases anteriores do projeto apontavam -, com um design bastante convencional (embora nada mais fosse esperado) onde o design dos faróis é marcante, muito no estilo dos últimos modelos McLaren.
Mas a força do modelo elétrico da Xiaomi não estará tanto no design quanto na tecnologia. Na verdade, o CEO da empresa chinesa já mostrou um vídeo no qual um dos quase 150 protótipos pode ser visto em ação em uma das metrópoles asiáticas.
Lei Jun também revelou planos para incorporar uma rara inovação nos carros elétricos de hoje: a compatibilidade de carga sem fio.
Três anos de desenvolvimento
O carro elétrico da Xiaomi, se finalmente cumprir seu cronograma (e não precisa ser atrasado em vista das imagens que revelam um design quase completo) terá sido desenvolvido em pouco mais de três anos.
Em setembro de 2021 Xiaomi criou a divisão EV Company Limited para assumir o projeto de carros elétricos, com um capital inicial de 10 bilhões de yuan (mais de 7 bilhões de reais). Até então, o carro já estava em desenvolvimento há cerca de meio ano.
O próximo grande passo veio em meados de 2022 quando Xiaomi. Com seu CEO na liderança, anunciou a data de lançamento do veículo e demonstrou suas capacidades como um carro autônomo. Embora sem revelar o nome ou a aparência final do modelo.
Agora, a um ano de sua chegada ao mercado, talvez este vazamento acelere algumas das etapas planejadas pela empresa chinesa para seu primeiro modelo elétrico.
Elétrico… e acessível
Outra das premissas do futuro carro da Xiaomi é sua acessibilidade em termos de preço. Embora não haja dados oficiais (nem desempenho nem custo), os rumores vindos da China falam de um máximo de 300.000 yuan, o equivalente a cerca de R$220.000.
Guia auto, a sua maior fonte de notícias sobre carros da internet.