De acordo com Jim Rowan, CEO da Volvo Cars, o próximo Volvo EX30 será lançado em 15 de junho e entrará em produção antes do final de 2023. A Volvo espera que o menor membro de sua futura linha de EV os ajude a expandir para um grupo demográfico mais jovem, devido ao seu preço mais acessível.
Volvo EX30 visa público jovem
Veja mais: Megane R.S. Ultime
O Volvo EX30 fez sua primeira aparição em um pequeno teaser em novembro passado ao lado do carro-chefe EX90, com o CEO revelando mais sobre isso em dezembro passado. Em nova entrevista ao site australiano CarSales, Jim Rowan confirmou a estreia deste modelo “realmente importante”, dando algumas informações extras.
Rowan repetiu que o EX30 será oferecido a um “preço muito bom”, mas também será “muito seguro” com um “gama decente” e um “bom tamanho”, posicionado abaixo do XC40 um pouco maior. Isso se correlaciona com suas observações anteriores, prometendo “equipamento de segurança de ponta, um passeio fantástico e alta qualidade” para o novo SUV básico.
O CEO sugere que a faixa etária da Volvo é “muito mais velha” do que eles gostariam e que a nova oferta os ajudará a trazer “algumas pessoas mais jovens para a marca”. Assim, o EX30 será vendido online e propõe a propriedade por assinatura com um compromisso de três meses que pode reduzir ainda mais a idade média dos motoristas da Volvo.
O Volvo EX30 será produzido na China e oferecerá diferentes opções de baterias. É provável que ele funcione na versão menor da plataforma modular SEA (Sustainable Experience Architecture) da Geely, que também sustenta o provável número 1 inteligente de tamanho semelhante.
A Volvo prometeu usar apenas EV em escala global até 2030, o que significa que, até então, todos os seus modelos movidos a ICE serão descontinuados. Falando sobre o futuro da eletrificação, o CEO da Volvo sugeriu que, uma vez que a infraestrutura de carregamento esteja lá, eles poderão usar baterias menores que custam e pesam menos do que as atuais baterias de grande capacidade.