O motor turbo de três cilindros é emparelhado exclusivamente com uma transmissão automática de seis velocidades. O novo Volkswagen Virtus 2022 já está no mercado, cuja missão é substituir tanto o modelo anterior do Brasil quanto o próprio Gol, que durante vários anos foi o carro mais vendido da Volkswagen no Brasil.
Na realidade, o Virtus é uma profunda renovação do modelo anterior. As mudanças são muitas e já compartilhamos algumas das novidades com vocês em ocasiões anteriores. Mas agora tivemos a oportunidade de fazer uma viagem leve organizada pela Volkswagen, onde pudemos chegar ao volante da versão Highline, que não é apenas a versão mais equipada, mas também apresenta um pequeno turbo L3 TSI.
Volkswagen Virtus Highline 2022: Design e tecnologia
Antes de tudo, exterior apresenta novos faróis, fáscia frontal e design da grelha, bem como uma nova assinatura LED de luz diurna contínua, crânios translúcidos e rodas de alumínio de 17 polegadas atualizadas. Também apresenta a cor Azul Ascendente, que lidera a campanha publicitária da marca.
Embora o design da cabine siga a tendência do último modelo, na verdade é percebido como de maior qualidade graças ao uso de diferentes tons de plástico (bege/preto). Assim como novos plásticos e inserções decorativas, que, embora duras, sentem-se de melhor qualidade. A alavanca de câmbio, o volante e o cabeçote de direção também são de nova fabricação.
Em termos de tecnologia, o novo Virtus 2022 está equipado com um cluster de instrumentos digitais, tela tátil de 10 polegadas, sistema digital de informação e entretenimento e App Connect sem fio via Apple CarPlayTM e Android Auto, 8 alto-falantes, Climatronic com painel de toque, carregamento sem fio, para citar alguns destaques.
Em termos de segurança, este sedan oferece até 6 airbags, freios multi-colisão, faróis de LED, ISOFIX, aviso de deflação de pressão de pneus, assistência de colisão frontal com frenagem de emergência, etc. O que é uma grande melhoria em relação ao modelo anterior.
A propósito, o Virtus tem 4.561 mm de comprimento e tem uma capacidade de 521 litros. O que é ainda mais capacitivo do que, por exemplo, o próprio Jetta.
Volkswagen Virtus Highline 2022: Condução
Para as versões de entrada, o motor de 1,6 litros naturalmente aspirado é mantido. Mas para a versão Highline nós conduzimos uma TSI de 1,0 litros com três cilindros com 114 cv e 131 lb-ft de torque. Que é emparelhado exclusivamente com uma transmissão automática de seis velocidades com modo manual.
A partir da inércia total o Virtus 2022 luta um pouco para ganhar velocidade. O Turbo lag é evidente, e até depois de 2.000 rpm a energia começa a se tornar perceptível. Se você está familiarizado com os motores turbo da Volkswagen, sabe o que queremos dizer.
Guia auto, a sua maior fonte de notícias sobre carros da internet.