Deseja comprar um SUV e não sabe qual modelo escolher? Não se preocupe. Sabemos que é complicado quando a escolha é tão ampla, e não há problema se você gosta de dois carros de segmentos diferentes. Na verdade, hoje vamos colocar dois veículos um contra o outro que não são rivais naturais, mas que poderiam ser escolhas de compra perfeitas: Toyota RAV4 ou Jeep Renegade.
Para colocá-los uns contra os outros, vamos utilizar uma comparação técnica baseada estritamente em dados homologados fornecidos por seus respectivos fabricantes. Por fim, na seção de conclusões, vamos destacar os pontos fortes de cada modelo.
Veja Também:
Interior
O espaço interior e a capacidade da bagageira são aspectos a serem levados em conta na compra de um SUV. No Toyota, o compartimento de carga tem 580 litros de capacidade volumétrica, ou 1.690 litros uma vez dobrados os encostos dos bancos traseiros. A versão híbrida plug-in faz com 520 litros com cinco assentos e 1.600 litros com apenas dois.
Enquanto isso, o modelo Jeep possui uma bota menor devido a suas dimensões externas menores, oferecendo até 350 litros de capacidade de carga e 1.300 litros quando os encostos dos bancos traseiros são dobrados para baixo. A versão híbrida plug-in reduz seu espaço de inicialização para 330 litros e 1.275 litros, respectivamente.
Motor
A linha de motores do RAV4 apresenta uma versão híbrida de 2,5 litros de 220 PS com selo ECO com transmissão tipo CVT e uma opção de tração dianteira ou tração nas quatro rodas (esta última com dois motores elétricos). Há também uma versão híbrida plug-in com etiqueta de emissões 0 e 306 cv, transmissão automática, 4WD e um alcance em modo elétrico de até 75 quilômetros.
Para o Renegado, há um motor turbo a gasolina de 120 PS 1,0 litros e um diesel de 1,6 litros de 130 PS 1,6 litros. Há também um híbrido não plug-in de 130 PS e duas versões híbridas plug-in com 190 PS e 240 PS, bem como um alcance em modo elétrico de até 47 km. As caixas de câmbio são manuais de seis ou automáticas de sete velocidades e há versões de tração dianteira ou de tração nas quatro rodas.
Conclusão
Como você pode ver, existem diferenças importantes entre estes dois modelos. Começando com as dimensões, o Toyota RAV4 é 365 mm mais longo, 50 mm mais largo e 20 mm mais alto que o Jeep Renegade, além de oferecer 120 mm a mais de distância entre eixos. Isto, é claro, tem um impacto na bota, que é maior no modelo Toyota, independentemente do powertrain.
A escolha do motor é mais ampla e mais variada no Jeep Renegade. Há uma escolha de motores a diesel, gasolina, híbridos e híbridos plug-in, até um total de cinco grupos motopropulsores. Há também versões com transmissões manuais ou automáticas, e até mesmo variantes de tração nas quatro rodas. O RAV4 é limitado a um híbrido e um híbrido plug-in, embora este último ofereça mais alcance elétrico do que o 4xe Renegado.
O equipamento padrão também é mais abrangente na versão básica do Toyota RAV4, com algumas características de conforto que o Jeep Renegade oferece como opção. No entanto, o preço também é muito mais alto no SUV Toyota, que é 11.550 euros mais caro do que o modelo Jeep.
Entretanto, estas diferenças claras permitem que você escolha um modelo ou outro mais facilmente. Por exemplo, para um carro maior, com uma mala melhor e equipamento mais completo, o Toyota RAV4; mas se você preferir algo mais econômico, com uma escolha de motores mais variados e um foco mais urbano, o Jeep Renegade é a escolha mais interessante.
Guia auto, a sua maior fonte de notícias sobre carros da internet.