Toyota o número 1 mundial depois de vender 10,5 milhões de carros

O líder de vendas mundial pelo terceiro ano consecutivo. A Toyota fez isso novamente. O gigante japonês é também o maior fabricante de automóveis do mundo em 2022… e, portanto, é o líder mundial de vendas há três anos. 

O fabricante liderou esse ranking em oito dos últimos dez anos (com a única exceção de 2016 e 2019).

A marca japonesa informou hoje seus números de vendas para 2022 (adicionando Toyota, Lexus, Daihatsu e Hino) que totalizam 10.483.024 unidades. Apenas 0,1% a menos que no ano anterior, o que lhe dá imediatamente o título de líder mundial em fabricação de automóveis.

Veja Também: Renault Mégane começa suas despedidas; adeus ao RS e outros

Imune a crises

A força da Toyota é tal que ela conseguiu quase igualar as vendas de 2021 apesar da redução da produção experimentada em seu mercado interno (-7,7%), que foi mais do que compensada pelo aumento fora do Japão (+11,7%). Estes números são ainda mais significativos no caso de suas marcas subsidiárias Daihatsu e Hino.

Nem as crises dos microchips, nem a escassez de suprimentos nem os efeitos do Covid-19 na Ásia (que ainda são perceptíveis em alguns países) desaceleraram os números da Toyota, que espera manter, com um ligeiro aumento, em 2023.

Entretanto, onde não conseguiu manter seu reinado foi nos Estados Unidos. Onde a General Motors superou a Toyota… embora por uma pequena margem (2,27 milhões contra 2,1).

A Volkswagen não consegue manter o ritmo

A Volkswagen caiu mais de dois milhões de unidades em relação aos números da Toyota, pois suas vendas globais em 2022 foram de 8,3 milhões de veículos, 7% abaixo de 2021 e de seus números mais baixos da última década. No caso do gigante alemão, os efeitos da invasão russa da Ucrânia foram decisivos.

Guia auto, a sua maior fonte de notícias sobre carros da internet.

preloader image
Carregando...