O Toyota Mirai é um dos poucos carros a célula de hidrogênio no mundo. Tem como emissão a vapor d’água pelo escape e, nos EUA seu valor é de aproximadamente R$ 273 mil.
Mesmo com a corrida por elétricos, as montadoras estão a pesquisar por outras alternativas para poder diminuir os níveis de emissão de gases na atmosfera. Uma dessas alternativas é o motor alimentado com células de hidrogênio. E com essa tecnologia, o Toyota Mirai quebrou o recorde mundial de distância percorrida com um tanque de combustível.
Veja mais: Novidade Fiat SUVs 2022
A Toyota entrou para o Guinness World Records com a maior distância percorrida por um carro sem reabastecer. Após abastecer o tanque em apenas 5 minutos, o sedã pode percorrer 1.359,9 quilômetros usando apenas hidrogênio armazenado no reservatório.
”A tentativa de recorde foi monitorada de perto pelos auditores do Guinness, e cumpriu as regras rígidas e procedimentos de documentação. Em sua jornada com foco na eficiência, cumprida de 23 e 24 de agosto de 2021, o Mirai registrou impressionantes 64 km/l, com água como única emissão”, afirma Michael Empric, juiz da entidade.
O fato se torna ainda mais interessante porque a montadora Toyota bateu o próprio recorde que era de 845,3 milhas, ou 1.360 km. Para realizar esse feito, o sedã foi conduzido por dois pilotos profissionais, Wayne Gerdes como piloto e Bob Winger como copiloto.
A viagem teve início no Toyota Technical Center (TTC), em Gardena, na Califórnia. Passou por San Ysidro, Santa Bárbara, ao norte, então, passaram pelas praias de Santa Monica e Malibu Já no final do dia, foi registrado 761,22 km com duas trocas de motorista.
No segundo dia, o circuito foi feito em San Diego, entre Los Angeles e Orange Country, até que o combustível chegasse ao fim. Já em sua volta para o centro da Toyota, o modelo teve 372 km registrados, totalizando a marca de 1.360 km com um tanque.
”Estamos orgulhosos de sermos líderes nesta tecnologia empolgante, que é apenas uma de uma linha crescente de veículos com emissão zero em nosso portfólio”, declarou em nota Bob Carter, o vice-presidente executivo da Toyota Motor North America.