A Toyota está dando um grande salto em suas pesquisas de combustão de hidrogênio. A marca japonesa desenvolveu um protótipo da Toyota Hilux equipado com uma célula de combustível, transformando a pick-up em um modelo de emissão zero, graças à tecnologia elétrica FCEV.
A Toyota é uma verdadeira especialista no campo do hidrogênio. A empresa japonesa já está comercializando a segunda geração do Mirai, um salão topo de gama equipado com uma célula a combustível de hidrogênio, mas a empresa japonesa se recusa a desistir da combustão tradicional, especialmente fora da Europa. Há meses, o gigante vem trabalhando em um motor de combustão adaptado para funcionar com este elemento químico.
Veja Também: Ford Ranger Platinum: mais luxo para a pick-up
A Toyota Hilux, movida a hidrogênio, oferecerá um longo alcance
O diagrama técnico mostra a nova localização dos tanques de armazenamento de hidrogênio, três unidades entre o compartimento de passageiros e a caixa de carga. Dispostos longitudinalmente, com a célula de combustível em cima, o motor elétrico na frente e um motor elétrico no eixo traseiro para tração nas quatro rodas. Esta é a configuração do trem de força adaptado ao Toyota Mirai, mostrando que o sistema já pode ser adaptado a outros modelos que não o sedan.
O fabricante confirmou que produzirá uma pequena série de unidades em 2023. Em sua fábrica do Reino Unido em Burnaston, seguindo a produção de um protótipo. Sendo assim, o objetivo é realizar um teste piloto para avaliar as possibilidades de um mercado que ainda não foi explorado por nenhum outro fabricante, o das pick-ups elétricas com tecnologia FCEV. Um grande avanço que não restringe a comercialização deste tipo de modelo apenas às baterias.
Uma coleta de hidrogênio será real a curto prazo, graças à Toyota
Contudo, este novo e excitante desenvolvimento da Toyota é mais uma demonstração de que a marca não é uma conformista. O que para muitos pode ser absurdo, para a Toyota é bem o oposto. A Hilux é um modelo muito importante em termos de vendas, portanto, a ideia de desenvolver uma Hilux movida a hidrogênio não é rebuscada. É a resposta à demanda do cliente, já que seu longo alcance é 100% livre de emissões.
Guia auto, a sua maior fonte de notícias sobre carros da internet.